Ministério da Cidadania e Governo da Bahia apresentam: XV Panorama Internacional Coisa de Cinema
De Rodrigo de Janeiro RJ, 21’, Cor, Digital, 2018
Cai a Noite na Pavuna: enquanto Bob revisita seu passado com um amigo de infância, o pequeno Augusto e sua avó acompanham na TV uma votação que vai mudar os rumos do Brasil.
De Sergio Andrade AM, 101′, Cor, Digital, 2018
Uma equipe de cientistas analisa solos na área rural de Manaus, AM, como parte de um estudo sobre agricultura. Eles chegam ao sítio da tribo indígena Kawa. Lá, uma misteriosa terra negra parece possuir propriedades curativas, energéticas e sobrenaturais.
De Isabelle Santos e Edu MZ Camargo PR, 13′, Cor, Digital, 2019
Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Essa história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.
De Raphael Gustavo da Silva GO, 15′, Cor, Digital, 2019
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
De Iuri Moreno GO, 11′, Cor, Digital, 2018
Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.
De Victor Hugo Fiuza RJ, 14′, Cor, Digital, 2018
É apresentação de final de ano na escola. Escondida da mãe, Vitória decide alisar o cabelo.
De Maria Augusta V. Nunes SC, 15′, Cor, Digital, 2018
Os adolescentes Laura e Fábio se conhecem em uma pista de skate e a amizade logo se transforma em algo além. Mas um dia Laura desaparece sem dizer nada.
De Kennel Rogis PB, 12′, Cor, Digital, 2019
Na busca pelo verdadeiro amor um jovem faz da realidade seu próprio filme.
De Jo Serfaty. RJ, 95′, Cor, Digital, 2019
Durante o verão, Karol, Junior, Ronaldo e Caio estão no último mês das aulas na escola pública do Rio de Janeiro. Quando as férias chegam, a temperatura alcança 40 graus. Imersos nos fios emaranhados que cobrem o céu da favela e os súbitos apagões, estes quatro jovens são afetados pela crise da cidade e se reinventam diante da adversidade.
De Glauber Rocha Brasil, 153’, Cor, Digital, 1980
Inspirado em um poema de Castro Alves, este filme faz um retrato da situação política, cultural e racional no Brasil no final dos anos 1970. Quatro personificações distintas da imagem de Cristo – um negro, um militar, um índio e um guerrilheiro – são os cavaleiros do apocalipse das terras tupiniquins, lutando contra a ganância e a violência “civilizatória” do poderoso John Brahms, um explorador estrangeiro e inescrupuloso.
De Alexandre Robatto Filho BA, 8’, Cor, 16mm, 1933
Vistas documentais de pequenos casebres nos morros de Salvador; além de imagens da praia do Farol da Barra e planos gerais da capital baiana. Alexandre Robatto filma ainda barcos, casas em construção e igrejas.
De Thomas Farkas BA/SP, 7′, Cor, 16mm, 1971
O artista Juarez Paraíso percorre o saguão de entrada do Cinema Tupi, na Baixada dos Sapateiros em Salvador, explicando os elementos que compõem seu trabalho. Construída em 1968, a obra é composta por intervenções no teto e por um grande mural que traz como tema a evolução dos meios de comunicação entre os homens.
De Silvio Robatto BA, 8’, P&B, 16mm, 1960
Registro de forte viés experimental em torno dos vestígios e das características da arquitetura católica na Bahia, com composições musicais de Nicolau Krukon.
De Rogério Sganzerla BA, 10’, P&B, 16mm, 1981
Filme-documento sobre as relações de poder entre classes, no contexto sociocultural da Bahia, com base na história da exploração do petróleo no Estado.
De Edgard Navarro BA, 10’, Cor, 16mm, 1986
Baseado em texto extraído do livro “Fazenda Modelo”, de Chico Buarque de Holanda, o filme é uma parábola sobre um empregado da construção civil e o capataz da obra.
Exibição do filme Guaxuma (Nara Normande, 14′, Cor, 2018) seguida de conversa com Justin Pechberty, da produtora francesa Les Valseurs, que fará um relato sobre a construção da parceria para a realização de um dos mais premiados curtas dos últimos anos.
De Federico Fellini Itália/França, 113’, P&B, 16mm, 1955
Três trapaceiros vivem a aplicar pequenos golpes, aproveitando-se da ingenuidade das pessoas simples. O líder, Augusto, é um homem de meia-idade. Seus companheiros, mais novos, são Carlo, cujo apelido é Picasso, por querer tornar-se pintor, e Roberto, que deseja tornar-se o Johnny Ray italiano e levar uma boa vida.
De Roberto Pires Brasil, 63’, P&B, Digital, 1959
Newton e Raul, dois jovens rapazes catadores de coco em um bairro pobre de Salvador, dão abrigo a um homem estranho e peculiar que chegou no meio da noite com o carro quebrado. No dia seguinte, os dois saem de casa e deixam o estranho trancado em casa; quando a noiva de Newton chega à casa no período da noite, o estranho tenta atacá-la.
De Maria Fanchin SP, 28’, Cor, Digital, 2018
Documentário sobre um projeto que articula música e psicanálise para tratar mulheres encarceradas na cidade de São Paulo.
De Daniela Broitman RJ, 93′, Cor, Digital, 2019
Uma entrevista inédita conduz o filme pelas memórias de Dorival Caymmi. Filhos e amigos compartilham histórias e cantam clássicos do autor que mudou a música brasileira.
De Julio Mas Alcaraz Espanha, 18′, Cor, Digital, 2019
Paco e Jose são adolescentes vivendo em um bairro periférico de Madri, um lugar hostil aos seus sonhos. Com sérios problemas familiares e cercados por um ambiente agressivo e homofóbico, eles devem devem manter uma vida dupla para esconder o começo de um relacionamento amoroso e sua paixão pela dança flamenca.
De Irene Moray Espanha, 23′, Cor, Digital, 2019
Em busca de bons momentos e privacidade para usufruir de intimidade, o casal Barbara e Pol viaja para a casa de amigos. Lá, em meio da natureza, entre lágrimas e risos, Barbara irá curar velhas feridas e redefinir sua sexualidade.
De Farnoosh Samadi Irã/Itália, 12′, Cor, Digital, 2018
Uma mulher acompanha o marido em uma audição. Algo então acontece, levando-a a tomar uma importante decisão…
De Beryl Magoko Alemanha/Quênia, 90′, Cor, Digital, 2018
A diretora Beryl Magoko busca aconselhamento de outras sobreviventes de mutilação genital feminina. Pode uma cirurgia reconstrutiva ajudar a curar seus traumas?
De Diana Coelho RN, 20′, Cor, Digital, 2019
Ao receber a notícia de que a filha vem passar uns dias em sua companhia, Bianca decide retomar a obra inacabada na laje de sua pequena casa. Os planos, contudo, não saem como o esperado.
De Igor Travassos e Juliana Soares PE, 18′, Cor, Digital, 2019
Rosário mora no morro e trabalha numa feira de bairro. Desde que sofreu uma grande perda, ela tem o hábito de ouvir o programa policial toda manhã e rezar pelas vítimas e suspeitos dos crimes da madrugada, até que um dia ela vira personagem de uma dessas histórias.
De Júnia Torres e Isabel Casimira MG, 74′, Cor, Digital, 2019
Três gerações de rainhas e uma travessia de volta aos domínios da mítica Nzinga, às terras dos reis do Congo, aos cantos de Angola, pelos descendentes da rainha da Guarda de Moçambique Treze de Maio, Isabel Cassimira, personagem central dessa história.
De Ana do Carmo BA, 20′, Cor, Digital, 2019
Ambientado em um cenário pós-apocalíptico, conta a história de Benedita e da garota Lua, duas mulheres negras que viram o velho mundo sucumbir e agora são as únicas sobreviventes no novo mundo.
De Carla Caroline BA, 17′, Cor, Digital, 2019
Sentir.
De Lina Cirino e Elza Cirino BA, 6′, Cor, Digital, 2019
O fio branco, a mulher e o espelho.
De Daniel Dourado e Marcelo Abreu Góis BA, 84′, Cor, Digital, 2019
A busca de Paula Kalantã por sua identidade perdida, enquanto apresenta a memória, a realidade e as lutas dos povos indígenas brasileiros através de suas próprias vozes. Kalantã partirá da cidade para refazer a jornada que realizou há muitos anos, em busca do seu povo, nos levando às terras indígenas dos Pataxó Hã-Hã-Hãe.
De Louis Malle França/Canadá/EUA, 104′, Cor, Digital, 1980
Em Atlantic City, Lou, um gângster decadente, conhece Sally, uma crupiê iniciante. Apaixonado, ele aceita fazer negócios com o marido dela, Dave, que surge com um misterioso carregamento de cocaína. Dave acaba assassinado e Lou descobre que as drogas pertenciam à máfia, que agora cobra o prejuízo de Sally.