30.10 - 06.11.2019 SalvadorCachoeiraBahiaBrasil

Ministério da Cidadania e Governo da Bahia apresentam:
XV Panorama Internacional Coisa de Cinema

Panorama Brasil – Longas

A Terra Negra dos Kawa

De Sergio Andrade
AM, 101′, Cor, Digital, 2018

Uma equipe de cientistas analisa solos na área rural de Manaus, AM, como parte de um estudo sobre agricultura. Eles chegam ao sítio da tribo indígena Kawa. Lá, uma misteriosa terra negra parece possuir propriedades curativas, energéticas e sobrenaturais.

A Terra Negra dos Kawa

Diz a Ela que me Viu Chorar

De Maíra Bühler
SP, 85′, Cor, Digital, 2019

O cotidiano de moradores de um hotel social no centro de São Paulo, numa região marcada pelo uso abusivo de crack. Entre escadas circulares, quartos decorados, elevadores lotados e ao som das músicas do rádio, os personagens são atravessados por amores tumultuados e pelo espectro da solidão.

Diz a Ela que me Viu Chorar

Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos

De Daniela Broitman
RJ, 93′, Cor, Digital, 2019

Uma entrevista inédita conduz o filme pelas memórias de Dorival Caymmi. Filhos e amigos compartilham histórias e cantam clássicos do autor que mudou a música brasileira.

Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos

Fakir

De Helena Ignez
SP, 93′, Cor, Digital, 2019

Retrato do faquirismo no Brasil, América Latina e França. Esse espetáculo de arte popular originário do circo é apresentado através de um acervo que revela o sucesso dessas apresentações com campeonatos de resistência a dor e a grande presença do público, incluindo políticos e autoridades do governo.

Fakir

O Outro Lado da Memória

De André Luiz Oliveira
DF, 111′, Cor, Digital, 2018

Documentário sobre a tentativa de realização do filme VIVA O POVO BRASILEIRO, adaptação do romance de João Ubaldo Ribeiro. Revela o trabalho realizado ao longo de quase uma década (1996 a 2005) na preparação deste épico brasileiro até a sua dramática interrupção uma semana antes do início das filmagens.

O Outro Lado da Memória

Selvagem

De Diego da Costa
SP, 95′, Cor, Digital, 2019

Sofia tem um objetivo muito claro: passar no vestibular, achar um emprego e sair de casa. Porém, quando a escola onde estuda é ocupada pelos seus amigos e colegas de classe, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola.

Selvagem

Seus Ossos e Seus Olhos

De Caetano Gotardo
SP, 119′, Cor, Digital, 2019

João, cineasta de classe média, passa por uma série de encontros com pessoas como Irene, sua amiga de longa data; Álvaro, seu namorado; Matias, um rapaz que vê no metrô e com quem se envolve sexualmente, entre outros. Esses encontros o afetam e revelam aos poucos um jogo de tempos que mistura vida e processo de criação, presente e memória.

Seus Ossos e Seus Olhos

Sol da Bahia

De Orlando Senna
SP/TO, 74′, Cor, Digital, 2019

Trata da Guerra da Independência da Bahia, ocorrida de 1821 a 1823, um conflito de grandes proporções que expulsou as tropas portuguesas e consolidou a independência do Brasil.

 

Sol da Bahia

Tragam-me a Cabeça de Carmem M.

De Felipe Bragança e Catarina Wallenstein
RJ/Portugal, 61′, Cor, Digital, 2019

Ana, uma atriz portuguesa, mergulha na crise política e identitária brasileira atual, enquanto se prepara para viver Carmen Miranda em um misterioso longa-metragem dirigido por um vulto sem nome. Um colorido pesadelo tropical sobre o Brasil de 2018.

Tragam-me a Cabeça de Carmem M.

Um Filme de Verão

De Jo Serfaty. RJ, 95′, Cor, Digital, 2019

Durante o verão, Karol, Junior, Ronaldo e Caio estão no último mês das aulas na escola pública do Rio de Janeiro. Quando as férias chegam, a temperatura alcança 40 graus. Imersos nos fios emaranhados que cobrem o céu da favela e os súbitos apagões, estes quatro jovens são afetados pela crise da cidade e se reinventam diante da adversidade.

Um Filme de Verão