30.10 - 06.11.2019 SalvadorCachoeiraBahiaBrasil

Ministério da Cidadania e Governo da Bahia apresentam:
XV Panorama Internacional Coisa de Cinema

Júri: APC Competitiva Nacional

Marcelo Benedictis / Nena Oliveira / Rodrigo Araújo

Nascido na cidade do Rio de Janeiro e residente em Salvador desde 1988, Marcello Benedictis é técnico de som direto, produtor e sócio da MD Filmes. Atua no Audiovisual desde 2006 e participou de 6 longas entre ficção e documentário, além de curtas e séries para TV. Foi monitor no Projeto Lanterninha de formação cineclubista e um dos diretores da Associação Baiana de Cinema e Vídeo entre 2009 e 2011.

Nena Oliveira é jornalista por formação, foi publicitária por falta de opção e é cineasta por paixão. Desde 2011 produz filmes pela sua produtora, a Inspirar Filmes. Anteriormente atuou por mais de vinte anos em agências de publicidade e por sete anos como coordenadora da CIPÓ Produções/ONG CIPÓ – Comunicação Interativa produzindo diversos filmes para a área social, atendendo organizações como OIT – Organização Internacional do Trabalho e Avina (América Latina). Atua também como Produtora Executiva em projetos audiovisuais de produtoras parceiras.

Na INSPIRAR, acaba de finalizar a série animada Natureza do Homem e o documentário longa-metragem Uma Mulher, Uma Aldeia. Está ainda produzindo e co-dirigindo o documentário Corações Curumins. Como Produtora Executiva, assume as obras da Inspirar e, atualmente, o documentário longa-metragem “Dorivando Saravá”, a série documental “Seculares, O Mundo Há Mais de Cem” e o telefilme “Heróis do Udigrudi Baiano”, sendo os três produções da Hamaca Filmes; a série “Bahia da Fé ao Profano”, da Caipora Filmes; e o longa doc “Sede de Rio” da Montanhas Filmes. É produtora executiva ainda do Núcleo Criativo Hamaca.

Faz parte da diretoria da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia – APCBahia e é Conselheira no Conselho Estadual de Comunicação da Bahia.

Rodrigo Araújo é professor de Filosofia do IFBA e doutor em Filosofia pela UFBA, onde realizou pesquisa sobre a escrita-imagem na obra do filósofo alemão Walter Benjamin. É membro do Kinosophia – grupo de estudos de filosofia e cinema, já publicou trabalhos na área de estética e cinema em revistas como a “Caros Amigos” e, com maior regularidade, tem seus textos editados nas revistas “Sísifo” e “Barril”. No campo do audiovisual, co-roteirizou e co-dirigiu, dentre outros, o curta-metragem Show de calouros e diversos videoclipes, tendo entre eles o premiado Cidade Subtraída…, da banda “Teclas pretas”, vencedor do Prêmio Videoclipe do Ano no Festival Bahia de todos os Rocks (2010) e do Prêmio do Júri Especializado do “Festival Nacional de clipes e bandas” de melhor videoclipe independente (2012), no MIS, São Paulo.