30.10 - 06.11.2019 SalvadorCachoeiraBahiaBrasil

Ministério da Cidadania e Governo da Bahia apresentam:
XV Panorama Internacional Coisa de Cinema

Júri: APC Competitiva Baiana

Amanda Aouad / Carla Laudari / Priscilla Andreata

Pesquisadora, roteirista e crítica cinematográfica. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, é membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine e do Coletivo Elviras. Roteirista do Núcleo Anima Bahia onde participou de séries como Turma da Harmonia (Disney Junior), Tori, a Detetive (ZooMoo) e Tadinha (TVE Bahia), fez parte também do Núcleo TV Show, coordenado por Doc Comparato e é co-autora do projeto A Guardiã. Editora do site CinePipocaCult é ainda professora de audiovisual da Unifacs, Uniceusa e do programa de extensão da UFBA, Estação do Drama. Tem críticas publicadas nos livros “Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais” (2018), “100 Melhores Filmes Brasileiros” (2016), “100 Documentários Essenciais” (2017), “Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano” (2012) e “Brasil: Directory of World Cinema” (2013).

Roteirista, diretora e montadora, formada em Publicidade pela UCSAL – Universidade Católica do Salvador, e com Mestrado em Roteiro pela Fundación Taller de Guionistas (UB – Universidade de Barcelona). Lançou seu primeiro longa-metragem, o documentário “Memória Filmada de Uma Saudade Eterna”, em 2013, uma reflexão intimista dos oito anos em que viveu em Barcelona. O filme foi premiado no Edital Demanda Espontânea, da Secult – Secretaria de Cultura – Governo do Estado da Bahia, e exibido no Canal Brasil. Também foi no ano de 2013 que fundou sua produtora, a Casa do Santomé Filmes. Entre 2014 e 2016, roteirizou a série de ficção “A Casa Rosa.” e o longa-metragem de ficção “Se Viver 100 Anos Vou Achar Que Foi Pouco.” com recursos da Chamada Pública BRDE/FSA – Prodav 05/2013 de desenvolvimento de projetos. Em 2017, lançou o seu segundo documentário de longa-metragem “Zélia. Memórias de Amor.”, premiado no Edital ‘Longa Doc 2013’ do Minc – Ministério da Cultura, e licenciado para o Canal Curta! Em 2020 lançará a série documental “80 Anos”, realizada com recursos do Edital Arte na TV Ano II, FGM – Fundação Gregório de Mattos, que retrata o cotidiano de cinco mulheres na faixa dos 80 anos.

Escritora, Pesquisadora, Roteirista e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Priscilla Andreata é sócia da produtora Baião de Dois, fundada em 2013. Com carreiras paralelas no Audiovisual e na Academia, usa o conhecimento adquirido nas suas pesquisas para escrever roteiros em diferentes formatos para TV e Cinema, a exemplo do documentário Desatando Nós, do curta-metragem Futebol Além dos Sentidos e das minisséries e interprogramas Causos do Futebol, Dois Toques e Futebol em Verso e Prosa.

Também costuma trabalhar com o Terceiro Setor tendo sido ainda roteirista do documentário DIS Baixo Sul, vencedor nacional do Prêmio Ethos.