Ministério da Cidadania e Governo da Bahia apresentam: XV Panorama Internacional Coisa de Cinema
De Davi Mello SP, 12’, Cor, Digital, 2019
Em uma noite de sexta-feira, duas atrizes compartilham os seus medos.
De Caetano Gotardo SP, 119′, Cor, Digital, 2019
João, cineasta de classe média, passa por uma série de encontros com pessoas como Irene, sua amiga de longa data; Álvaro, seu namorado; Matias, um rapaz que vê no metrô e com quem se envolve sexualmente, entre outros. Esses encontros o afetam e revelam aos poucos um jogo de tempos que mistura vida e processo de criação, presente e memória.
De Isabelle Santos e Edu MZ Camargo PR, 13′, Cor, Digital, 2019
Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Essa história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.
De Raphael Gustavo da Silva GO, 15′, Cor, Digital, 2019
Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
De Iuri Moreno GO, 11′, Cor, Digital, 2018
Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.
De Victor Hugo Fiuza RJ, 14′, Cor, Digital, 2018
É apresentação de final de ano na escola. Escondida da mãe, Vitória decide alisar o cabelo.
De Maria Augusta V. Nunes SC, 15′, Cor, Digital, 2018
Os adolescentes Laura e Fábio se conhecem em uma pista de skate e a amizade logo se transforma em algo além. Mas um dia Laura desaparece sem dizer nada.
De Ana do Carmo BA, 20′, Cor, Digital, 2019
Ambientado em um cenário pós-apocalíptico, conta a história de Benedita e da garota Lua, duas mulheres negras que viram o velho mundo sucumbir e agora são as únicas sobreviventes no novo mundo.
De Carla Caroline BA, 17′, Cor, Digital, 2019
Sentir.
De Lina Cirino e Elza Cirino BA, 6′, Cor, Digital, 2019
O fio branco, a mulher e o espelho.
De Daniel Dourado e Marcelo Abreu Góis BA, 84′, Cor, Digital, 2019
A busca de Paula Kalantã por sua identidade perdida, enquanto apresenta a memória, a realidade e as lutas dos povos indígenas brasileiros através de suas próprias vozes. Kalantã partirá da cidade para refazer a jornada que realizou há muitos anos, em busca do seu povo, nos levando às terras indígenas dos Pataxó Hã-Hã-Hãe.
De Mira Silva e Pedro Santana BA, 24′, Cor, Digital, 2019
Quatro crianças encontram um mapa com um formato esquisito. intrigadas resolvem mostrá-lo ao seu professor. A partir daí, eles vivem muitas aventuras e descobertas.
De Diego da Costa SP, 95′, Cor, Digital, 2019
Sofia tem um objetivo muito claro: passar no vestibular, achar um emprego e sair de casa. Porém, quando a escola onde estuda é ocupada pelos seus amigos e colegas de classe, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola.
De Joan-Marc Zapata Boldú Suíça/Espanha. 19′, Cor, Digital, 2018
Após a morte do filho, um casal viaja para a Suíça para trazer seu corpo de volta. Eles embarcarão em uma jornada emocional de mágoa, amor e desespero.
De Cristèle Alves Meira França/Portugal, 27’, Cor, Digital, 2019
Duarte, um cego nos seus 50 anos, anda à procura do seu amigo Leandro, um imigrante cabo-verdiano misteriosamente desaparecido. Nada demove Duarte de procurá-lo por toda a cidade – nem o calor nem a sua condição -, mas ninguém parece lembrar-se dele. É então que descobre a fotografia que Leandro fez de uma mulher na porta de uma discoteca. Talvez ela possa ajudá-lo.
De Hlynur Pálmason Islândia/Dinamarca/Suécia, 109’, Cor, Digital, 2019
Em uma cidade remota da Islândia, um chefe de polícia começa a suspeitar que um homem teve um relacionamento com sua falecida esposa, morta dois anos antes em um trágico acidente de carro. Pouco a pouco, sua obssessão em descobrir a verdade cresce e isso começa a colocá-lo em perigo. Uma história de luto, vingança e amor incondicional.
De Glauber Rocha Brasil, 153’, Cor, Digital, 1980
Inspirado em um poema de Castro Alves, este filme faz um retrato da situação política, cultural e racional no Brasil no final dos anos 1970. Quatro personificações distintas da imagem de Cristo – um negro, um militar, um índio e um guerrilheiro – são os cavaleiros do apocalipse das terras tupiniquins, lutando contra a ganância e a violência “civilizatória” do poderoso John Brahms, um explorador estrangeiro e inescrupuloso.
Se Fábio Rogério SE, 15’, Cor, Digital, 2019
Um olhar afetivo sobre o cotidiano de Nadir, mestra de cultura popular de uma comunidade quilombola do interior de Sergipe. A música de Nadir e seus silêncios.
De Helena Ignez SP, 93′, Cor, Digital, 2019
Retrato do faquirismo no Brasil, América Latina e França. Esse espetáculo de arte popular originário do circo é apresentado através de um acervo que revela o sucesso dessas apresentações com campeonatos de resistência a dor e a grande presença do público, incluindo políticos e autoridades do governo.
De Gabriel Abrantes França/Portugal, 20’, Cor, Digital, 2019
Cansada de ser um ornamento arquitetônico banal, uma escultura foge do Museu do Louvre para se confrontar com a vida real das ruas de Paris.
De Tiago Guedes Portugal, 109’, Cor, Digital, 2019
A história de uma menina (s.f. 1. criança do sexo feminino; 2. mulher solteira muito nova) que para resolver um problema decide partir em busca da única pessoa que julga poder ajudá-la: o primeiro-ministro. Dessa aventura (s.f. 1. feito extraordinário; 2. caso inesperado que sobrevém e merece ser relatado; 3. acaso) heróica pela cidade de Lisboa fazem parte a crise econômica, um urso de pelúcia com tendências suicidas chamado Judy Garland, o Discovery Channel, um pantera negra e o dramaturgo russo Anton Tchekhov.
De Dodias An BA, 14′, Cor, Digital, 2018
Um breve viagem de trem pelo Subúrbio ferroviário de Salvador, um passeio por histórias de afetos que marcaram vidas.
De Felipe da Silva Borges BA, 43′, Cor, Digital, 2019
Uma escola pública, localizada em um bairro nobre de Salvador, luta contra a ameaça de fechamento. O que a tentativa de fechamento deste colégio tem a nos dizer sobre o Brasil?
De Rafaela Uchoa BA, 22′, Cor, Digital, 2019
No Brasil de 2030, Lia é uma jornalista e programadora que é convocada pelo grupo Ada. Formado por mulheres hackers, a organização luta para derrubar a Ditadura Evangelista.
De María Molina Peiró Holanda, 20′, Cor, Digital, 2019
Em 1972, o astronauta Charles Duke pisa na Lua. Ele tem missão de fotografar a superfície lunar com uma câmera de alta resolução. Uma história sobre a perspectiva humana na Terra e a luta constante com nossas limitações de tempo e espaço.
De Antonio Ledesma Vila e Carmen Kaltchev Soto Espanha, 20′, Cor, Digital, 2019
A noite cai em Madri, e os olhares de Eva e Maria se cruzam.
De Ico Costa Portugal/Argentina/França, 99′, Cor, Digital, 2018
Após cometer um crime, um homem refugia-se na floresta. Rodado no centro de Portugal, em 16mm, o filme acompanha Henrique, um homem solitário em fuga da sua vida e do mundo. Num estilo progressivamente imersivo vemo-nos transportados para esse espaço de solidão, questionando-nos sobre o que realmente move o protagonista.
De Marina Pontes BA, 17′, Cor, Digital, 2019
“E não há, de onde vejo, nenhuma diferença entre escrever um poema maravilhoso e me mexer na luz do sol junto ao corpo de uma mulher que amo.” Audre Lorde
De Nathalia Tereza PE, 16′ Cor, Digital, 2019
Marta quer se dar a chance de viver uma nova vida, em uma nova cidade.
De Sinai Sganzerla SP, 75′, Cor, Digital, 2019
Helena Ignez é uma das principais personalidades femininas do cinema brasileiro. Inaugurou um novo estilo de interpretação e hoje dirige filmes independentes. O documentário descreve parte da história do cinema, o contexto político e sua trajetória.
De Louis Malle França, 90′, P&B, 35mm, 1958
Um marido, um filho e escapadas ocasionais em Paris com seu amante parecem não preencher o vazio existencial de Jeannie. Porém quando seu carro enguiça na estrada e ela recebe a carona de um jovem estranho de nome Bernard, Jeannie indaga a possibilidade de um novo amor. Mas um encontro acidental entre os três homens da sua vida altera suas perspectivas.