30.10 - 06.11.2019 SalvadorCachoeiraBahiaBrasil

Ministério da Cidadania e Governo da Bahia apresentam:
XV Panorama Internacional Coisa de Cinema

13h30
  •   Panorama Brasil I   Sessão do programa A Escola vai ao Cinema
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 2
  • O Grande Amor de um Lobo

    De Kennel Rogis
    PB, 12′, Cor, Digital, 2019

    Na busca pelo verdadeiro amor um jovem faz da realidade seu próprio filme.

    Um Filme de Verão

    De Jo Serfaty. RJ, 95′, Cor, Digital, 2019

    Durante o verão, Karol, Junior, Ronaldo e Caio estão no último mês das aulas na escola pública do Rio de Janeiro. Quando as férias chegam, a temperatura alcança 40 graus. Imersos nos fios emaranhados que cobrem o céu da favela e os súbitos apagões, estes quatro jovens são afetados pela crise da cidade e se reinventam diante da adversidade.

    13h40
  •   Panorama Brasil V   Sessão do programa A Escola vai ao Cinema
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 1
  • Interrogação (ou Psicopata Legalizado)

    De Moisés Pantolfi
    SP, 1′, P&B, Digital, 2019

    Chovia na noite de segunda feira (17/09) no Rio de Janeiro. Rodrigo Alexandre da Silva Serrano, de 26 anos, desceu a ladeira para esperar a mulher e os filhos com um guarda-chuva preto. De repente três disparos.

    Perpétuo

    De Lorran Dias
    RJ, 25’ Cor, Digital, 2018

    Século XXI, América do Sul, Brasil, Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Nova Iguaçu, Cerâmica e Comendador Soares: Silvia e Alex voltam a morar juntos. Forças invisíveis do passado se atualizam nas ruínas do presente. Vida em movimento.

    Sete Anos em Maio

    De Affonso Uchôa
    MG, 42′, Cor, Digital, 2019

    Em uma noite de Maio, sete anos atrás, Rafael chegava em casa depois do trabalho. Quando abria o portão, alguém chamou o seu nome. Ele olhou pro lado e viu pessoas que não conhecia. Rafael saiu da sua casa carregado pelos desconhecidos e nunca mais voltou. Desde então ele vive como se aquela noite nunca tivesse terminado.

    Aos de Ontem, Aos de Sempre

    De Elvis Pinheiro, Jaildo Oliveira, Laryssa Raphaella, Lívia Agra, Raquel Morais e Ravi Carvalho
    CE, 10′, Cor, Digital, 2018

    Uma jovem mulher se dirige aos seus, que sofrem desde muito tempo com os preconceitos impostos aos que carregam na cor da pele uma pena dura de ser vivida. Neste trabalho ouvimos suas histórias, memórias e vivências pessoais, numa reflexão sobre o racismo cultural, no Brasil, o que ele representou e ainda representa na rotina cotidiana das pessoas negras.

    14h00
  •   Competitiva Internacional I  
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 3
  • Zapatos de Tacón Cubanos

    De Julio Mas Alcaraz
    Espanha, 18′, Cor, Digital, 2019

    Paco e Jose são adolescentes vivendo em um bairro periférico de Madri, um lugar hostil aos seus sonhos. Com sérios problemas familiares e cercados por um ambiente agressivo e homofóbico, eles devem devem manter uma vida dupla para esconder o começo de um relacionamento amoroso e sua paixão pela dança flamenca.

     

     

    Suc de Síndria

    De Irene Moray
    Espanha, 23′, Cor, Digital, 2019

    Em busca de bons momentos e privacidade para usufruir de intimidade, o casal Barbara e Pol viaja para a casa de amigos. Lá, em meio da natureza, entre lágrimas e risos, Barbara irá curar velhas feridas e redefinir sua sexualidade.

    The Role

    De Farnoosh Samadi
    Irã/Itália, 12′, Cor, Digital, 2018

    Uma mulher acompanha o marido em uma audição. Algo então acontece, levando-a a tomar uma importante decisão…

    In Search…

    De Beryl Magoko
    Alemanha/Quênia, 90′, Cor, Digital, 2018

    A diretora Beryl Magoko busca aconselhamento de outras sobreviventes de mutilação genital feminina. Pode uma cirurgia reconstrutiva ajudar a curar seus traumas?

    15h00
  •   Jornada 16mm: Tuna Espinheira   Sessão gratuita
  •   SALA WALTER DA SILVEIRA
  • O Cisne Também Morre

    De Tuna Espinheira
    BA, 28’, Cor, 16 mm, 1982

    Homenagem ao poeta baiano Carlos Anysio Melhor. De acordo com o crítico de cinema André Setaro, que participa do filme como ator (ele interpreta uma agente funerário, que tem como hobby beber formol) trata-se de uma celebração também da vida boêmia, suas alegrias e tragédias. “Tuna inspirou-se na trajetória pândega a e poética de Carlos Melhor. O elenco – e fico com receio de omissão – conta com figuras carimbadas da baianidade etílica: Solon Barreto, Fernando Rocha, Agnaldo (Siri) Azevedo, Fred Souza Castro, Angelo Roberto, entre outros. Filmado em 16mm, ‘O Cisne Também Morre’ tem suas locações nos pontos boêmios da Bahia, quando havia um clima e uma atmosfera para o exercício do cachacismo”, contextualiza Setaro.

    A Mulher Marginalizada

    De Tuna Espinheira
    BA, 30’, Cor, 16mm, 1989

    A mulher prostituída, vista por depoimentos, entrevistas e imagens contundentes do seu cotidiano. “O cineasta traz para a tela o cotidiano da prostituição, com ênfase no trabalho desenvolvido por dom José Rodrigues, criador da ‘Pastoral da Mulher Marginalizada’ em Juazeiro – bispo perseguido e preso pelo regime militar justamente por sua atuação em benefício da comunidade carente”,comenta a ensaísta e autora Lúcia Jacobina. Prêmio de Melhor Direção e Melhor Filme no VI Rio Cine Festival e o Troféu do Ofício Católico Internacional de Cinema (OCIC).

    15h15
  •   Mostra Louis Malle II  
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 1
  • Loucuras de uma Primavera (Milou En Mai)

    De Louis Malle
    França/Itália, 108′, Cor, Digital, 1990

    As manifestações de maio de 68, na França, levam inquietação não apenas a Paris, como pega também de surpresa os parentes de uma velha proprietária de terras que acaba de morrer, abrindo caminho para uma luta pela herança.

    16h00
  •   Jornada 16mm: Longa-metragem   Sessão gratuita
  •   SALA WALTER DA SILVEIRA
  • Sessão Surpresa!

    16h05
  •   Sessão Homenagem a Macarra  
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 2
  • Eu me Lembro, de Edgard Navarro. Brasil, 110’, Cor, 35mm, 2005

     

    16h40
  •   Panorama Português I  
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 3
  • Em Caso de Fogo

    De Tomás Paula Marques
    Portugal, 23’, Cor, Digital, 2019

    Em um verão no interior, Chico é assombrado por um crime de ódio cometido contra um jovem que lhe era secretamente próximo. Durante as festas dos santos, ao sentir-se pressionado pelos seus amigos, Chico tenta corresponder aos seus padrões sociais, acabando por esconder os seus medos e desejos.

    O Mar Enrola na Areia

    De Catarina Mourão
    Portugal, 15’, P&B, Digital, 2019

    “O Homem do Apito” era um personagem que vagava pelas praias portuguesas durante o Estado Novo, e que vivia da caridade dos banhistas. De barbas brancas e roupa preta ou branca, atraía crianças com o seu apito ao pescoço e contava-lhes histórias. A partir de vários filmes de família, construí um retrato ficcional deste personagem misterioso e através dele quis explorar o espaço sensorial da praia.

    Sacavém

    De Júlio Alves
    Portugal, 65’, Cor, Digital, 2019
    Pedro Costa nos dá a possibilidade de percorrer os seus filmes – “Casa de Lava”, “Ossos”, “No Quarto da Vanda”, “Juventude em Marcha” e “Cavalo Dinheiro” – através de um conjunto de objetos que se relacionaram com eles. Um caderno, 9 fotografias, uma câmera digital, uma cópia de um filme em 35 mm e um elevador. Uma janela para o cinema de Pedro Costa e como ele é sentido e construído.

    17h20
  •   Panorama Brasil VI   Debate após a sessão
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 1
  • Rua Augusta, 1029

    De Mirrah Iañez
    SP, 11’, Cor, Digital, 2019

    Em São Paulo, Na madrugada de 13 de Abril de 2015, 6 mil famílias ocuparam 18 prédios sem função social. O Ato, ABRIL VERMELHO, serviu para atentar o governo sobre a falta de vontade política para sanar os problemas de habitação.

    Diz a Ela que me Viu Chorar

    De Maíra Bühler
    SP, 85′, Cor, Digital, 2019

    O cotidiano de moradores de um hotel social no centro de São Paulo, numa região marcada pelo uso abusivo de crack. Entre escadas circulares, quartos decorados, elevadores lotados e ao som das músicas do rádio, os personagens são atravessados por amores tumultuados e pelo espectro da solidão.

    18h10
  •   30 Anos de Superoutro   Debate após a sessão
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 2
  • SuperOutro

    De Edgard Navarro
    Brasil, 46′, Cor, 35mm, 1989

    Um louco e pobre mendigo jogado nas ruas de Salvador tenta, de todas as maneiras, libertar a si mesmo da miséria que o acompanha durante toda sua vida, realizando atos tresloucados pela cidade. Certo dia, ele decide dar uma chance para a realização de seu sonho: tentar voar pelas ruas da cidade como faria um verdadeiro super-herói.

    18h40
  •   Panorama Alemão I   Debate após a sessão
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 3
  • Milli’s Awakening (Millis Erwachen)

    De Natasha A. Kelly
    Alemanha, 46’, P&B, Digital, 2018

    Oito mulheres negras de diferentes gerações contam suas vidas. Suas narrativas biográficas mostram até que ponto a arte (em todas as suas manifestações) pode servir como um “remédio” para aliviar o isolamento emocional vivido e a opressão social. Em entrevistas com a diretora, elas relatam como superaram os estereótipos coloniais e formaram sua própria identidade autodeterminada como mulheres negras em uma sociedade alemã majoritariamente branca, sobre seus desafios nas instituições de arte, representação visual e exclusão política e social.

    20h00
  •   Competitiva Nacional II   Debate após a sessão
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 1
  • De Ana Flávia Cavalcanti e Julia Zakia
    SP 16′, Cor, Digital, 2019

    Diadema, 1988. A história da primeira vez que Aninha, sua família e vizinhos próximos comeram carne de rã.

    Eu, Minha Mãe e Wallace

    De Marcos e Eduardo Carvalho
    RJ, 23′, Cor, Digital, 2018

    A história de uma fotografia: Uma mãe solteira, um pai ausente e uma criança.

    Fendas

    De Carlos Segundo
    RN, SP, 80′, Cor, Digital, 2019

    Um recorte da vida de Catarina, pesquisadora do campo da física quântica. O mergulho em sua pesquisa é, ao mesmo tempo, um mergulho em sua vida.

    20h00
  •   Competitiva Baiana II   Debate após a sessão
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 2
  • Fundo do Céu

    De Matheus Vianna
    BA, 20′, Cor, Digital, 2019

    Morte é mudança.

    Tem um Monte de Oxum no SUS

    De Aline Brune
    BA, 3′, Cor, Digital, 2019

    Parir no SUS dói mais que as dores. Mas ali nos viramos em deusas, juntas. E o amor em nós converteu também o lugar, encharcou tudo, transformou cada maca em cachoeira abundante.

    Chica

    De Andrea Guanais
    BA, 17′, Cor, Digital, 2019

    Uma mulher garimpeira no interior da Bahia, sua luta, sua sorte e destino contados com os ingredientes de ação, aventura e mistério que nas terras da chapada diamantina são sempre pano de fundo.

    Jaçanã

    De Laryssa Valim Machada
    BA, 60′, Cor, Digital, 2019

    Jaçanã é pássaro e é gente. Pajé e parteira de Aldeia Velha, faz nascer seu Povo.

    20h
  •   Oliveiras na Laje  
  •   Terraço do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
  • Roça Sound

    Oliveiras na Laje
    O QUE: Oliveiras na Laje: Roça Sound
    QUANDO: 01/11/2019 – 20h
    ONDE: Terraço do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
    ENTRADA: R$ 15,00
    20h30
  •   Competitiva Internacional II  
  •   ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – GLAUBER ROCHA SALA 3
  • Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias

    De Regina Pessoa
    Portugal/Canadá/França. 13′, Cor, Digital, 2019

    A partir das memórias afetivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples.

    Dante vs. Mohammed Ali

    De Marc Wagenaar
    Holanda, 28′, Cor, Digital, 2018

    Quando o romântico Wolf se recusa a lutar boxe com Alexander, todo o vilarejo se volta contra ele. Só lhe resta convencer seu amigo a fugir com ele, mas um muro insiste em separá-los.

    Retablo

    De Álvaro Delgado-Aparicio
    Peru/Alemanha/Noruega, 95′, Cor, Digital, 2018

    Segundo Pacar, garoto peruano de 14 anos, está sendo treinado pelo seu pai para se tornar um artesão de “retablos”, peças esculpidas com cenas religiosas e utilizadas em altares. Certo dia, no caminho de uma festa local, ele descobre um segredo sobre seu pai que abala o seu mundo.