
Oficina “O cinema de Cao Guimarães”
Oficina “O cinema de Cao Guimarães”
O VI Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 27 de maio a 03 de junho de 2010, traz a Salvador o artista plástico e cineasta Cao Guimarães para ministrar oficina.
Cao Guimarães é autor de uma obra multifacetada, difícil de aprisionar em categorizações e gêneros. Documentário? Ficção? Vídeoarte? Trata-se de um trabalho de invenção, experimental na abertura às diversas linguagens, que transita com desenvoltura entre o cinema e as artes plásticas.
Ao longo da oficina, os participantes terão a oportunidade única de conhecer os trabalhos e o processo criativo do artista. Para isso, serão exibidos trechos de filmes e vídeos de sua autoria.
A oficina terá carga horária de 12 horas e será realizada de 29 a 31 de maio, no turno matutino. Os inscritos passarão por uma pré-seleção, a fim de preencher as 20 vagas disponíveis. Os interessados deverão enviar um currículo resumido e carta de interesse, explicando os motivos pelos quais querem participar da oficina. O material deve ser enviado até o dia 25 de maio para o email: inscricao@coisadecinema.com.br, com o nome da oficina no assunto do email.
Cao Guimarães participou de festivais de cinema em diversas partes do mundo, sendo premiado em diferentes ocasiões. Dirigiu os longas Andarilho (2007), Acidente (2006), A Alma do Osso (2004), Rua de Mão Dupla (2004), Fim do Sem Fim (2001). Dentre os curtas, destaca-se Da Janela do Meu Quarto (2004). Em 2005, o Panorama Coisa de Cinema fez uma retrospectiva dos seus filmes.
O VI Panorama Internacional Coisa de Cinema acontecerá no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha e na Sala Walter da Silveira. Após realização em Salvador, o evento segue em itinerância por seis municípios do interior da Bahia. Tem como patrocinadores a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Fundo de Cultura) e o Ministério da Cultura (Fundo Nacional de Cultura). Conta ainda com o patrocínio cultural do Banco do Nordeste – BNB e o apoio da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios – DIMAS e do restaurante Ramma.