Oficina de Cinema e Crítica Cinematográfica

O VI Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece de 27 de maio a 03 de junho de 2010, promove em Salvador a oficina Cinema e Crítica Cinematográfica, ministrada pelo crítico, pesquisador e jornalista João Carlos Sampaio.

Na oficina, os participantes irão desenvolver e aprimorar a percepção dos elementos técnicos e estéticos fundamentais para a avaliação de uma obra audiovisual. Haverá explanação dos fundamentos do cinema e do exercício da crítica cinematográfica, devidamente ilustrados por inúmeros recortes de filmes, a fim de garantir uma apropriação prática de alguns conceitos, de modo a suscitar um conteúdo elementar para a leitura fílmica e iniciação ao exercício da crítica cinematográfica.

A oficina será gratuita, com carga horária de 20 horas/aula e realizada de 17 a 22 de maio, pela manhã, sendo três horas diárias e cinco horas de trabalho prático no último dia.

Ao final do curso, cinco participantes serão selecionados para compor o júri especial do VI Panorama Internacional Coisa de Cinema. Isto garantirá entrada franqueada aos filmes da competição oficial e a possibilidade de aplicar os conhecimentos desenvolvidos no curso com devido acompanhamento do ministrante da oficina.

Para participar da oficina, os inscritos passarão por uma pré-seleção, a fim de preencher as 20 vagas disponíveis. Até o dia 12 de maio, os interessados deverão enviar currículo resumido e uma crítica de um filme (de livre escolha do inscrito) para o email: inscricao@coisadecinema.com.br , com o nome da oficina no assunto do email.

João Carlos Sampaio atua na análise fílmica há cerca de 15 anos, escrevendo para jornais, revistas e sites; além de trabalhar para programas de televisão e rádio. Colabora com projetos de difusão do cinema brasileiro, incluindo atividades cineclubistas e como consultor de programação. Integrou júris dos mais importantes eventos de cinema do país, atuando ainda na seleção de obras e como curador de festivais de cinema em vários estados brasileiros. Também em nível nacional, é sempre requisitado a integrar seminários e debates sobre cinema.

O VI Panorama Internacional Coisa de Cinema acontecerá no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha e na Sala Walter da Silveira. Após realização em Salvador, o evento segue em itinerância por seis municípios do interior da Bahia. Tem o patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, do Ministério da Cultura, do Banco do Nordeste – BNB e o apoio da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios – DIMAS.

 

Resumo do Conteúdo Programático da Oficina:

1º dia: Introdução/Conceitos – Arte Cinematográfica e Crítica de Cinema aplicada ao jornalismo. Conceituações de ambos, com definição dos diferentes formatos de leitura fílmica/Fruição de arte audiovisual.

2º dia: Estudo do roteiro, o ponto de partida para a realização fílmica. Ilustração com cenas de filmes abordando diversas escolas e soluções artísticas.

3º dia: Aspectos da direção de arte no cinema, através de amostragens comparativas e detalhamento do desenho visual das cenas.

4º dia: Fotografia e Câmera. A definição de estilos, a subjetividade de alguns dos principais autores de cinema e seus enquadramentos e usos dos recursos de câmera.

5º dia: Montagem e finalização: O acabamento dos filmes, a estruturação do discurso a partir da composição em sequência das imagens e sons. Apresentação de situações exemplares de construções/elaborações de cenas.

6º dia: Exercício da atividade crítica. Avaliação das análises fílmicas apresentadas pelos alunos na seleção para o curso. Fundamentos para a construção de um discurso crítico de leitura audiovisual. Exibição de curta-metragem para debate crítico e elaboração coletiva de conceitos acerca da obra mostrada.