QUEM SOMOS

Claudio Marques

Diretor Executivo

Cláudio Marques foi editor e crítico do Jornal Coisa de Cinema durante oito anos (1995-2003). Colaborou para os jornais Tribuna da Bahia e A Tarde. Responsável pela programação da Sala Walter da Silveira (2007-2009), idealizou e hoje é o principal coordenador do Cine Glauber Rocha e do Panorama Internacional Coisa de Cinema.

“Depois da Chuva”, seu primeiro longa-metragem, estreou no 46 o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde recebeu prêmios de melhor ator, melhor roteiro e Trilha Sonora. A estreia internacional do longa foi no Festival de Cinema de Rotterdam, em 2014. Já “A Cidade do Futuro”, segundo longa-metragem de sua carreira, circulou por mais de 42 festivais no Brasil e no exterior, conquistando prêmios no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba, e no BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, neste último sendo considerado o melhor filme latino-americano.

“Guerra de Algodão”, seu terceiro filme, estreou no Festival Internacional de Cinema de Montreal, além de ser exibido no LA Film Festival, CineKid Film Festival, Stockholm International Film Festival, Atlanta Film Festival e Cine Las Américas International Film Festival. Atualmente, Cláudio trabalha na pós produção do longa A Mensageira, onde assina direção e roteiro.

Marília Hughes

Diretora Executiva

Marília Hughes é graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA/PósCom. Sócia da empresa Coisa de Cinema onde trabalha desde 2006 como diretora, produtora, roteirista e montadora. Marília realizou diversos curtas e longas premiados e, desde 2007, é curadora e coordenadora geral do Panorama Internacional Coisa de Cinema. “Depois da Chuva”, seu primeiro longa-metragem, estreou no 46 o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde recebeu prêmios de melhor ator, melhor roteiro e melhor trilha sonora. A estreia internacional do longa foi no Festival de Cinema de Rotterdam, em 2014. Já “A Cidade do Futuro” (2016), segundo longa-metragem de sua carreira, circulou por mais de 42 festivais no Brasil e no exterior, conquistando prêmios no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba, e no BAFICI – Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, neste último sendo considerado o melhor filme latino-americano.

“Guerra de Algodão” (2018), seu terceiro filme, estreou no Festival Internacional de Cinema de Montreal, além de ser exibido no LA Film Festival, CineKid Film Festival, Stockholm International Film Festival, Atlanta Film Festival e Cine Las Américas International Film Festival. “Sobradinho” (2020), longa documentário, estreou na Mostra de São Paulo em 2020. Em 2023, lançou “A Vida Em Meus Punhos”, curta documentária sobre a pugilista baiana Adriana Araújo, primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica no boxe.

Atualmente, Marília se dedica à finalização do longa-metragem “A Mensageira,” onde assina produção e produção executiva, à distribuição do curta “Buraco de Minhoca”, onde assina direção e roteiro, e ao desenvolvimento do longa-metragem de ficção “Iara”, que marca a sua estreia na escritura de um roteiro de longa-metragem de ficção.