O VII Panorama Internacional Coisa de Cinema realizará a oficina Cinema Corsário – Uma introdução aos filmes de gênero, onde o jornalista, crítico e cineclubista Adolfo Gomes, trará o universo das produções cinematográficas de traço popular, com baixo orçamento e muita criatividade, com contextualização histórica das obras e análise das características autorais presentes nos filmes. Os interessados se inscreverão, gratuitamente, até 15 de agosto, através do e-mail panorama_inscricao@yahoo.com.br, enviando currículo e carta de intenção com o nome da oficina. A oficina será para maiores de 18 e acontecerá no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, de 22 a 25 de agosto, das 9h às 12h.

Com 30 vagas e carga horária de 12 horas, os participantes assistirão a filmes de gênero, do faroeste ao terror, passando pelas fitas policiais, eróticas e pelo melodrama.

Adolfo Gomes é coordenador do Núcleo de Difusão da Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia; responsável pela organização das três edições do concurso Estadual de Crítica Cinematográfica Walter da Silveira; e curador de ciclos como O cinema de João César Monteiro, O Mito de Dom Sebastião no Cinema e Mostra Eugène Green.

O VII Panorama Internacional Coisa de Cinema tem o patrocínio cultural da Petrobras, através da Lei Rouanet, o apoio financeiro da SECULT, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, e apoio da DIMAS (Diretoria de Artes Visuais e Multimeios), do Banco do Nordeste, do Consulado da Argentina em Salvador e dos Restaurantes Ramma e Solar Café.