30.10 - 06.11.2019 SalvadorCachoeiraBahiaBrasil

Ministério da Cidadania e Governo da Bahia apresentam:
XV Panorama Internacional Coisa de Cinema

PANLAB

VII Laboratório de Roteiro

Quando: de 30/10 a 06/11, horários previamente acordados com os selecionados
Onde: local a ser confirmado
Quanto: inscrições encerradas | R$ 200 as consultorias para curta-metragens selecionados e R$ 300 para os longas selecionados

Coisa de Cinema, festival realizado pela Coisa de Cinema, produtora cultural sediada em Salvador e que, desde 1995, realiza projetos diversos ligados a  arte cinematográfica. O objetivo do laboratório é promover um intercâmbio entre roteiristas baianos e profissionais de outros estados que atuam como consultores individuais para cada roteiro de curta ou longa-metragem de ficção selecionado no sentido de desenvolver e aprimorar a escritura dos roteiros.

Roteiros Selecionados 

Curtas
Anastácia – Lilih Curi
Até Logo – Jamile Coelho
Choro – Alan Leonel
Eu, O Homem de Barro – Ana do Carmo
Futuro do Pretérito – Calebe Lopes e Marina Lordelo
Sobre Nossas Cabeças – Susan Kalik

Longas
A Bicicleta de Bigodes – João Guerra
Borderô – Klaus Hastenreiter e Hilda Lopes Pontes
Mais de Perto – Thiago Gomes
No Tempo dos Valentes – Pedro Abib


Consultores do Laboratório de Roteiros

Aleksei Abib

Aleksei Abib é roteirista, script-doctor e diretor. Entre seus principais trabalhos, assina os roteiros de “A Via Láctea”, de Lina Chamie (46ª. Semaine Internationale de la Critique, Festival de Cinema de Cannes); do documentário “O Último Kwarup Branco”, de Bhig Villas Bôas (Menção Honrosa no DOCSDF – Festival Internacional de Documentários da Cidade do México); e da novela “Água na Boca”, da Band. Em anos recentes, tornou-se um dos consultores de roteiro mais requisitados do pais, onde contam, entre outros, o script-doctor de “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao OSCAR, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme, Festival do Rio, 2013); “O Último Cine Drive-In” (Prêmio da Critica, Festival de Gramado, 2015), e “O Homem Cordial”(Melhor Ator, Festival de Gramado, 2019), de Iberê Carvalho; o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart; e os ainda inéditos “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, e “Mulher Oceano”, filme de estreia da atriz e diretora Djin Zganzerla, entre vários outros filmes.

Foi consultor nas edições de 2009 a 2013 do Laboratório de Roteiros do Sesc (antigo Sundance), analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid, 2000, e instrutor de roteiros para a Rede Globo no programa “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos. É um dos autores do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão. É professor convidado da cátedra de roteiro da EICTV, em San Antonio de los Baños, Cuba, desde 2017. Foi consultor em todas as edições do PanLab, Laboratório de Roteiro do Panorama Internacional Coisa de Cinema, Salvador, e atualmente é Coordenador do NETLAB. É um dos três consultores nacionais do PROJETO PARADISO.

O curta-metragem “Brasil Maravilha” , sua estreia na direção, foi exibido em mais de quarenta países, incluindo o International Short Film Festival Berlin (Interfilms), 1999; e o International Film Festival Rotterdam (IFFR), 2000. “O Taxi de Escher”, seu segundo curta-metragem como diretor (dirigido em colaboração com Flavio Botelho) venceu o prêmio aquisição do Canal Curta! e Porta Curtas na 25° Festival Internacional de Curtametragens de São Paulo, 2014; Melhor Edição (Festa Film – Montpellier, França, 2014)/Indian Cine Film Festival 14, Mumbai, India), e foi escolhido como filme de abertura do Miami Short Film Festival (MsFF), Miami, Eua, 2014.

Seu projeto mais recente é o longa documental em finalizacão, “An Unsung Soldier”, do qual assina o roteiro, e co-direção ao lado da diretora Carol Telles.

 

Felipe Sholl

Felipe Sholl nasceu em 1982 no Rio de Janeiro. Seu primeiro longa, FALA COMIGO, ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival do Rio 2016 e foi exibido no BAFICI 2017 e no Festival de Havana 2017. Como projeto, FALA COMIGO participou da Residência da Cinéfondation do Festival de Cannes, do Berlinale Talent Project Market e do Buenos Aires Lab (BAL/BAFICI). O primeiro curta de Felipe como diretor, TÁ (2007), foi exibido no Festival de Berlim e ganhou o Teddy Award de Melhor Curta (para filmes LGBT) em 2008. Como roteirista, Felipe é creditado em 8 títulos lançados e 5 em produção, incluindo IL TRADITORE, de Marco Bellocchio (selecionado para a Competição Oficial do Festival de Cannes 2019), HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDO LEMBRADAS (2011), de Julia Murat (exibido nos festivais de Veneza, Toronto e San Sebastián), CAMPO GRANDE (2015), de Sandra Kogut, exibido nos festivais de Toronto e do Rio; HOJE, de Tata Amaral, ganhador de 5 Candangos no Festival de Brasília, incluindo Melhor Roteiro e Melhor Filme; bem como as séries VÍTIMAS DIGITAIS (GNT) e O RENEGADO (Globo Play), ambas em produção e com lançamento previsto para 2019/2020. Felipe é formado em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Roteiro pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

 

Jaqueline Souza

Jaqueline Souza roteirizou o curta de animação “Julieta de Bicicleta”, selecionado em diversos festivais como REDCAT International Children’s Film Festival e Seattle Children’s Film Festival, indicado ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil, ao Prix Jeunesse Ibero Americano-ComKids e ganhador do Prêmio de Público no Festival Divercine, no Uruguai. Foi membro da seleção do Prêmio Cabíria, Júri do Concurso de Longa-Metragem do FRAPA , do Comitê de Seleção BrLab e Laboratório Novas Histórias 2019. Ministrou aulas de roteiro no Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba, no Cena15 do Porto Iracema das Artes, em Fortaleza e na SpCine. Fez consultoria de projetos no Curitiba_Lab e no Laboratório Griô da Mostra de Cinema Negro Brasileiro. Desenvolveu o roteiro adaptado dos quadrinhos “Magra de Ruim”, contemplado no edital Prodav 05/2016 da Ancine. Seu roteiro de longa-metragem, “Incubo”, foi selecionado pelo Edital Novos Roteiristas, selecionado para o Laboratório Novas Histórias 2018 e integra a Incubadora de Roteiros do Projeto Paradiso, sob a tutoria de Anna Muylaert. Roteirista da série Boca a Boca, criação de Esmir Filho, produção original Netflix com lançamento em 2020. Fundadora da Tertúlia Narrativa.

 

 

II Laboratório de Montagem

Quando: 31/10 a 06/11, das 9h às 13h
Onde: Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha
Quanto: inscrições encerradas | R$ 300 para os filmes selecionados

O II Laboratório de Montagem faz parte das atividades do Panorama Internacional Coisa de Cinema, festival realizado pela Coisa de Cinema, produtora cultural sediada em Salvador e que, desde 1995, realiza projetos diversos ligados a arte cinematográfica.
O objetivo do laboratório é oferecer aos diretores e montadores dos filmes selecionados uma consultoria de montagem a partir de um corte estruturado da obra exibida numa sala de cinema e comentada pelo consultor convidado no sentido de aprimorar o trabalho de montagem.

Roteiros Selecionados 

Mátria – Lilih Curi
A bicicleta do vovô – Henrique Dantas
Café, Pepi e Limão – Alder Fernandes da Paz
Praia do silêncio – Francisco Faggion Garcia
Operação Camanducaia – Tiago Rezende de Toledo
As fitas malditas de Padre Pinto – Daniel Lisboa e Diego Lisboa

Consultores do Laboratório de Montagem

Joana Collier

Joana Collier recebeu o kikito de melhor montagem longa brasileiro no Festival de Gramado 2019 pelo filme “Hebe, estrela do Brasil”, também montou “Pacarrete”, longa cearense que arrematou, nesse mesmo ano, 8 kikitos, incluindo melhor filme, melhor direção e melhor atriz. Tem 30 longas-metragens e 17 curtas no currículo. Foi professora de montagem da Escola Darcy Ribeiro durante 10 anos e deu aulas no curso de Pós-graduação em Documentário da Fundação Getúlio Vargas. Se dedica a um cinema plural de pesquisa de linguagem com parcerias por todo Brasil e mais recentemente na América Latina. Entre eles, “Jia Zhangke, um homem de Fenyang” de Walter Salles, “Justi.a” e “Ju.zo” de Maria Augusta Ramos, “Paulina” de Santiago Mitre que ganhou melhor filme na Semana da Crítica em Cannes, “Cidade do Futuro” e “Guerra de Algodão” de Marília Hughes e Cláudio Marques.