30.10 - 06.11.2019 SalvadorCachoeiraBahiaBrasil

Ministério da Cidadania e Governo da Bahia apresentam:
XV Panorama Internacional Coisa de Cinema

Júri: Competitiva Nacional

Cristina Nord / Luciana Souza / Marcus Mello

Cristina Nord trabalhou como editora para a seção de cultura do jornal “taz. die tageszeitung” de 2002 a 2015, em Berlim. Seus textos abordam variados aspectos da arte cinematográfica, indo dos lançamentos até clássicos. Além de seu premiado trabalho na mídia impressa, ela tem atuado como palestrante e curadora para várias instituições, como a Freie Universität Berlin, a Haus der Kulturen der Welt e a Duisburger Filmwoche.
Ligada ao Goethe-Institut, a partir de 2015, se tornou diretora de programação em Bruxelas, com foco no sudoeste da Europa. Lá, concebeu e realizou projetos de todos os setores culturais, mantendo-se intimamente associada aos filmes e ao cinema.
Desde agosto de 2019, dirige o Berlinale Forum, uma seção independente do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Ela verá e junto a seus companheirxs de júri, decidirá quais longas e curtas levarão os prêmios do Panorama desse ano.

Nascida em Salvador-Bahia, 1963. Na juventude iniciou experiências artísticas em grupos, oficinas e cursos de teatro, dança e música. Em 1985, participou do curso profissionalizante de Teatro, no Teatro Gamboa, Salvador-Ba; seguindo com atuações em espetáculos infantil e adulto. Entre os grupos que atuou, destaca-se o Bando de Teatro Olodum, com projeção no cenário nacional, tendo o espetáculo “Ó Paí, Ó”, adaptado para filme em 2007, gerando seriados na TV Globo em 2008/9. É licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Salvador, Dançarina Profissional e Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Projetos Culturais Comunitários de Matriz Africana pela Universidade do Estado da Bahia, em parceria com o Grupo Cultural NigerOkan. É pesquisadora do CPEDR – Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional, pela UNEB.

Programador, pesquisador e crítico de cinema, um dos editores da revista Teorema, fundada em agosto de 2002, uma das publicações de cinema mais longevas do Brasil. Formado em Letras, é Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e especialista em gestão cultural pela Universidade de Girona, na Espanha, em curso realizado em parceria com o Itaú Cultural de São Paulo. Entre maio de 2013 e dezembro de 2016 foi Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre e diretor da Cinemateca Capitólio, inaugurada em março de 2015. Vive em Porto Alegre.