30.10 - 06.11.2019 SalvadorCachoeiraBahiaBrasil

Ministério da Cidadania e Governo da Bahia apresentam:
XV Panorama Internacional Coisa de Cinema

Júri: Competitiva Baiana

Paulo Alcoforado / Jaqueline Souza  / Felipe Sholl

Paulo Alcoforado estudou dramaturgia e direção em cinema e televisão no Instituto Dragão do Mar, integrou o conselho curador da revista Sinopse, dirigiu o documentário “Nega”, coordenou os programas DOCTV Brasil, América Latina e CPLP, foi Diretor da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Diretor da Agência Nacional do Cinema.

Roteirizou o curta de animação “Julieta de Bicicleta”, selecionado em diversos festivais como REDCAT International Children’s Film Festival e Seattle Children’s Film Festival, indicado ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil, ao Prix Jeunesse Ibero Americano-ComKids e ganhador do Prêmio de Público no Festival Divercine, no Uruguai. Foi membro da seleção do Prêmio Cabíria, Júri do Concurso de Longa-Metragem do FRAPA , do Comitê de Seleção BrLab e Laboratório Novas Histórias 2019. Ministrou aulas de roteiro no Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba, no Cena15 do Porto Iracema das Artes, em Fortaleza e na SpCine. Fez consultoria de projetos no Curitiba_Lab e no Laboratório Griô da Mostra de Cinema Negro Brasileiro. Desenvolveu o roteiro adaptado dos quadrinhos “Magra de Ruim”, contemplado no edital Prodav 05/2016 da Ancine. Seu roteiro de longa-metragem, “Incubo”, foi selecionado pelo Edital Novos Roteiristas, selecionado para o Laboratório Novas Histórias 2018 e integra a Incubadora de Roteiros do Projeto Paradiso, sob a tutoria de Anna Muylaert. Roteirista da série Boca a Boca, criação de Esmir Filho, produção original Netflix com lançamento em 2020. Fundadora da Tertúlia Narrativa.

Nasceu em 1982 no Rio de Janeiro. Seu primeiro longa, FALA COMIGO, ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival do Rio 2016 e foi exibido no BAFICI 2017 e no Festival de Havana 2017. Como projeto, FALA COMIGO participou da Residência da Cinéfondation do Festival de Cannes, do Berlinale Talent Project Market e do Buenos Aires Lab (BAL/BAFICI). O primeiro curta de Felipe como diretor, (2007), foi exibido no Festival de Berlim e ganhou o Teddy Award de Melhor Curta (para filmes LGBT) em 2008. Como roteirista, Felipe é creditado em 8 títulos lançados e 5 em produção, incluindo IL TRADITORE, de Marco Bellocchio (selecionado para a Competição Oficial do Festival de Cannes 2019), HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDO LEMBRADAS (2011), de Julia Murat (exibido nos festivais de Veneza, Toronto e San Sebastián), CAMPO GRANDE (2015), de Sandra Kogut, exibido nos festivais de Toronto e do Rio; HOJE, de Tata Amaral, ganhador de 5 Candangos no Festival de Brasília, incluindo Melhor Roteiro e Melhor Filme; bem como as séries VÍTIMAS DIGITAIS (GNT) e O RENEGADO (Globo Play), ambas em produção e com lançamento previsto para 2019/2020. Felipe é formado em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Roteiro pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.