30.10 - 06.11.2019 SalvadorCachoeiraBahiaBrasil

Ministério da Cidadania e Governo da Bahia apresentam:
XV Panorama Internacional Coisa de Cinema

Estudos de caso de co-produção

Co-Produção Internacional: estudo de casos audiovisuais

com Leonardo Mecchi e Paulo Alcoforado

Quando: sexta-feira, 01/11, das 9h às 10h30
Onde: Goethe-Institut Salvador
Quanto: gratuito, mediante lotação do espaço

Atividade realizada em parceria com o NordesteLAB 2019.

 

O encontro propõe os estudos de casos de co-produções internacionais de narrativas audiovisuais com o produtor Leonardo Mecchi – que traz suas experiências com os longas “Los Silencios” (Brasil, França e Colômbia), de Beatriz Seigner, e “A Febre” (Brasil, França e Alemanha), de Maya Da-Rin – e o consultor de negócios Paulo Alcoforado – que fala sobre o processo de adaptação dos games Starlit Adventures para uma série de animação (Brasil/Canadá).

 

Leonardo Mecchi

Produtor de longas como Los Silencios, de Beatriz Seigner (Festival de Cannes – Quinzena dos Realizadores); A Febre, de Maya Da-Rin (Festival de Locarno); Mormaço, de Marina Meliande (Festival de Rotterdam); Obra, de Gregório Graziosi (Melhor Filme pela Crítica e Melhor Fotografia no Festival do Rio); Super Nada, de Rubens Rewald (Melhor Filme e Prêmio Especial do Júri na mostra Novos Rumos do Festival do Rio); e Quebradeiras, de Evaldo Mocarzel (Melhor Documentário no Festival de Toulouse, França; Melhor Direção, Fotografia e Som no Festival de Brasília). É também produtor associado de O Processo, de Maria Augusta Ramos (Festival de Berlim). Atua ainda como curador, produtor e colaborador de mostras e festivais de cinema.

 

Paulo Alcoforado

Consultor de negócios, foi diretor, secretário de políticas de financiamento e superintendente de fomento da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), diretor da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, responsável pela implantação e coordenação dos Programas DOCTV Brasil, DOCTV América Latina e DOCTV CPLP (os últimos junto aos organismos multilaterais Conferencia de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica – CAACI e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP).

 

Co-Produção Brasil/França: estudo de caso de Guaxuma

com Justin Pechberty

Quando: quinta-feira, 31/10, das 15h45 às 17h30
Onde: Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, sala 3
Quanto: gratuito, mediante lotação do espaço

Essa atividade conta com o apoio do Instituto Francês, do Consulado Geral da França e da Aliança Francesa Salvador.

 

Este encontro propõe o estudo de caso do curta-metragem de animação “Guaxuma”, roteirizado e dirigido por Nara Normande, resultado de uma co-produção entre o Brasil e a França. Justin Pechberty, um dos produtores, explica o processo de co-produção e distribuição internacional do curta.

 

Guaxuma (dir. Nara Normande, PE, 14’, Cor, Digital, 2018)

Sinopse: Eu e a Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. A gente era inseparável. O sopro do mar me traz boas lembranças.

 

Justin Pechberty

Diretor, produtor e sócio da produtora francesa Les Valseurs, criada há seis anos. Em fevereiro de 2018, “Wicked Girld”, de Ayce Kartal, foi a primeira animação a ganhar o Grande Prêmio no Festival de Clermont-Ferrand. Em seguida, venceu também o César de Melhor Curta de Animação em 2019. Suas mais recentes produções são “She Runs”, de QIU Yang (Melhor Curta na Semana da Crítica do Festival de Cannes, em 2019) e “Guaxuma”, de Nara Normande (premiado nos festivais SXSW e Palm Springs, qualificado para o Oscar 2020 e selecionado para o Festival de Toronto). Seu primeiro longa-metragem é “Fendas”, dirigido por Carlos Segundo, que estreou no FIDMarseille esse ano.