11-21Novembro SalvadorCachoeiraBahiaBrasil

Governo da Bahia e Ministério da Cultura apresentam:
xiv Panorama Internacional Coisa de Cinema

Júri: Competitiva Baiana

Joana Collier / Marcelo Costa / Sara Antunes

Joana Collier foi professora de montagem da Escola Darcy Ribeiro durante 10 anos, criou o curso prático e depois passou a dar aulas de teoria. Também deu aula de teoria no curso de Pós Graduação em Documentário da Fundação Getúlio Vargas. Tem no currículo 25 longa metragens tanto de documentário quanto ficção. Entre eles “Justiça” e “Juízo” de Maria Augusta Ramos, “Jia Zhangke, um homem de Fenyang” de Walter Salles, “Paulina” de Santiago Mitre que ganhou melhor filme na Semana da Crítica em Cannes 2015. Montou “Paixão e Virtude” o último filme de Ricardo Miranda, falecido em 2014, montador responsável por um legado de pensamentos criativos sobre a montagem. “Cidade do Futuro” é o filme que inaugura sua parceria com Cláudio Marques e Marília Hughes.

Marcelo Costa é mestre e doutor em Comunicação, com ênfase em estética, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação na Universidade Federal da Bahia (Facom – UFBA). Autor do livro O Espiral e o quadrado – a arte e a ética do tempo perdido, também atua como roteirista e diretor de filmes.

Sara Antunes é atriz e dramaturga,  formada em Filosofia Escola de Arte Dramática ambas pela USP. Foi co-fundadora da companhias de Teatro: Tablado de Arruar e Grupo XIX de Teatro. Co-autora das peças  Hysteria, Hygiene , Arrufos e Corpos Opacos e autora de Negrinha e Sonhos Para Vestir. No cinema atuou em 10 longas metragens entre eles Primeiro dia de um ano Qualquer de Domingos Oliveira, Se Deus Vier que Venha Armado de Luis Dantas, Deslembro de Flávia Castro e Alma Clandestina de José Barahona. No cinema ainda fez mais de 10 curtas-metragens. Foi dirigida entre outros por Amir Haddad, Zé Celso, Georgette Fadel, Felipe Hirsch, Yara de Novaes, Paula Gaitan, Vera Holtz.