11-21Novembro SalvadorCachoeiraBahiaBrasil

Governo da Bahia e Ministério da Cultura apresentam:
xiv Panorama Internacional Coisa de Cinema

PanLAB

VI Laboratório de Roteiros

O VI Laboratório de Roteiro faz parte das atividades do Panorama Internacional Coisa de Cinema e seu objetivo é promover um intercâmbio entre roteiristas baianos e profissionais de outros estados, que atuam como consultores individuais para cada roteiro de curta ou longa-metragem de ficção selecionado, no sentido de aprimorar a escritura dos roteiros.

Roteiros Selecionados 

LAFOND
Susan Kalik

Meninos do Cinema
Hilda Lopes Pontes | Klaus Hastenreiter

Joelma
Edson Bastos | Fábio Melo

Felipa
Douglas Dwyght

A Porta da LIberdade
Joao mattos | Beba Slijepcevic | Alberto Iannuzzi

Efeito Werther
Luisa Prosérpio

Solange Não Veio Hoje
Klaus Hastenreiter

 

Consultores do Laboratório de Roteiros

Ianna Cossoy

Iana Cossoy Paro. Roteirista e professora de roteiro, mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Formada em Cinema pela EICTV e em Relações Internacionais pela PUC-SP, com pós graduação em roteiro pela ESCAC-Barcelona. Assina com o diretor Marcelo Muller o longa Eu te Levo (2017). Colaborou no roteiro de As Duas Irenes (2017), de Fabio Meira. Foi roteirista de diferentes curtas, entre eles Hoje tem Alegria (2010) e o Sonho de Tilden (2008). Dá aulas no Ateliê Bucareste, no Espaço Itaú -SP e na EICTV – Cuba. Participa como consultora no BrLab desde 2017. É assistente do escritor e script doctor cubano Eliseo Altunaga desde 2009. Editora da revista Horizontes ao Sul e membro do Coletivo Vermelha, que estuda e promove ações relacionadas a participação e representação das mulheres no audiovisual.

Francine Barbosa

Francine Barbosa é roteirista e participou das equipes de roteiro do longa metragem “A Cidade Aqui Dentro”, dirigido por Matias Mariani (com previsão de estreia em 2018) e do terceiro longa metragem de Dea Ferraz, “Castela” (em financiamento). O argumento do longa metragem “Azul Violeta”, escrito com Maurilio Martins, foi contemplado no PRODAV FSA 05/2016 para desenvolvimento. Em televisão, desenvolveu projetos de seriados para diversas produtoras e foi roteirista da série “A Revolta dos Malês” (estreia em 2018). Atualmente trabalha na equipe de roteiristas da série “A Facção”, que será lançada em 2109 pela Netflix. Eventualmente participa de comissões de seleção de editais de audiovisual e laboratórios como Brlab, ProAC-SP e Ministério da Cultura, além de curadoria em festivais de curtas metragens. Também é professora de roteiro.

Aleksey Abib

ALEKSEI ABIB é roteirista e script-doctor e assina os roteiros de “A Via Láctea” (46a. Semaine Internationale de la Critique, Festival de Cinema de Cannes); do documentário “O Último Kwarup Branco”; e da novela “Água na Boca”, da Band. Escreveu séries documentais e ficcionais para os canais de TV Futura, RBS e CNT. Em anos recentes, tornou-se um dos consultores de roteiro mais requisitados do país, onde contam, entre outros, o script-doctor de “ELENA”, de Petra Costa (pré-indicado ao OSCAR 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme no Festival do Rio 2013); “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho (Prêmio da Critica, Festival de Gramado, 2015); “Hoje”, de Tata Amaral (Melhor Roteiro, 44o Festival de Brasília); “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart, e o telefilme “Amor ao Quadrado”, de René Sampaio. Além disso, foi consultor nas edições de 2009 a 2013 do Laboratório de Roteiros do SESC (antigo Sundance). Atuou, ainda, na mesma função para filmes em regime de coprodução internacional do antigo Depto. Internacional da produtora O2 Filmes; e como analista e instrutor de roteiros para a Rede Globo (“Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos). Atualmente, é líder do Núcleo Criativo da Produtora Pavirada, contemplada na primeira edição do Prodav 3 do FSA, 2014, e consultor do Núcleo TV Norte, do Pará , e Flô Projetos, de Goiânia, nas edições 2014 e 2015. É um dos autores do livro “Profissão Repórter”, lançando em conjunto com Rede Globo pela Editora Planeta, em comemoração aos dez anos do programa.

I Laboratório de Montagem

O I Laboratório de Montagem faz parte das atividades do Panorama Internacional Coisa de Cinema, seu objetivo é oferecer aos diretores e montadores dos filmes selecionados uma consultoria de montagem a partir de um corte estruturado da obra exibida numa sala de cinema e comentada pelo consultor convidado no sentido de aprimorar o trabalho de montagem.

Alan
Daniel Lisboa | Diego Lisboa

Portuñol
Jonatas Puntel Rubert

Histórias do Cinema Angolano
Marcelo Luna

A Mulher que Cuspiu a Maçã
Marco Túlio Ulhôa

Nowhere
Thaís de Almeida e Flávia Couto

João
Leandro Calixto

Jaçanã
Larissa Valin

Consultora do Laboratório de Montagem

Joana Collier

Joana Collier foi professora de montagem da Escola Darcy Ribeiro durante 10 anos, criou o curso prático e depois passou a dar aulas de teoria. Também deu aula de teoria no curso de Pós Graduação em Documentário da Fundação Getúlio Vargas. Tem no currículo 25 longa metragens tanto de documentário quanto ficção. Entre eles “Justiça” e “Juízo” de Maria Augusta Ramos, “Jia Zhangke, um homem de Fenyang” de Walter Salles, “Paulina” de Santiago Mitre que ganhou melhor filme na Semana da Crítica em Cannes 2015. Montou “Paixão e Virtude” o último filme de Ricardo Miranda, falecido em 2014, montador responsável por um legado de pensamentos criativos sobre a montagem. “Cidade do Futuro” é o filme que inaugura sua parceria com Cláudio Marques e Marília Hughes.