A Bela da Tarde
de Luis Buñuel
França, 100', Cor, Digital, 1967
A bela e jovem dona de casa Severine Serizy não consegue conciliar suas fantasias masoquistas com a vida cotidiana ao lado do zeloso marido Pierre. Quando seu amigo Henri menciona um secreto bordel de classe alta, dirigido por Madame Anais, Severine decide visitá-lo e, eventualmente, passa a trabalhar lá durante o dia sob o nome de Bela da Tarde. Porém, quando um de seus clientes se torna possessivo, ela precisa tentar voltar à sua vida normal.
SEGUNDA-FEIRA (13 DE NOVEMBRO) 16h20
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 1
Sessão: Clássicos do Cinema VIII
QUARTA-FEIRA (15 DE NOVEMBRO) 17h20
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 2
Sessão: Clássicos do Cinema VIII
A Colecionadora (La Collectionneuse)
de Eric Rohmer
França, 89', Cor, 35mm, 1967
Adrien é colecionador de objetos de arte, e está de férias. Sua namorada foi para a Inglaterra e ele aceita o convite do amigo Daniel para passar um tempo em St. Tropez. Mas eles não estão sozinhos, pois a desconhecida Haydée divide a casa com eles. Ela também tem sua coleção: de homens. No princípio, nenhum dos dois amigos liga para a jovem, mas Adrien começa a desenvolver uma obsessão: por que Haydée não tenta conquistá-lo?
SÁBADO (11 DE NOVEMBRO) 13h15
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 2
Sessão: Clássicos do Cinema VII
QUARTA-FEIRA (15 DE NOVEMBRO) 21h25
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 2
Sessão: Clássicos do Cinema VII
Cesar e Rosalie (Cesar et Rosalie)
de Claude Sautet
França, 110', Cor, Digital, 1972
Após um divórcio amigável, Rosalie vive com Cesar, um rico e temperamental vendedor de sucata. Tudo corre bem entre eles até que, inesperadametne, chega David, ex-amante de Rosalie, e responsável pelo rompimento do seu casamento. Enlouquecido pelo ciúme, Cesar acaba afastando-a, ao perceber que ela ainda tem sentimentos pelo amante. Mas ele fica triste ao perceber que a moça está dividida entre os dois homens, e então pede a David que viva com eles. Uma grande amizade começa a surgir entre os dois.
SEXTA-FEIRA (10 DE NOVEMBRO) 15h45
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 3
Sessão: Clássicos do Cinema V
SÁBADO (11 DE NOVEMBRO) 14h
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 3
Sessão: Clássicos do Cinema V
Cidadão Klein (Mr. Klein)
de Joseph Losey
França/Itália, 122', Cor, Digital, 1976
Em 1942, na Paris ocupada pelos nazistas, o negociante de arte Robert Klein vê seus lucros aumentarem bastante quando judeus perseguidos lhe vendem suas obras de arte a preços módicos. Porém, quando um outro Robert Klein começa a cometer atos misteriosos e ameaçadores na cidade, ele passa a ser perseguido pela polícia.
QUINTA-FEIRA (09 DE NOVEMBRO) 13h40
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 3
Sessão: Clássicos do Cinema II
QUARTA-FEIRA (15 DE NOVEMBRO) 13h15
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 3
Sessão: Clássicos do Cinema II
Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr.)
de David Lynch
EUA, 147', Cor, Digital, 2001
Quando a morena Rita, machucada e amnésica, encontra a loira aspirante a atriz Barbie Betty, ambas iniciam uma jornada em busca da verdade por trás da identidade de Rita. Ao longo de Mulholland Drive, nada é o que parece. Ambientada no universo irreal de Los Angeles, David Lynch explora a natureza esquizofrênica da cidade numa mistura desconfortável de inocência e corrupção, amor e solidão, beleza e depravação. Lynch constrói habilmente um enigma hipnotizante, impulsionando-nos através de um misterioso labirinto de experiências sensuais até alcançarmos o cruzamento onde sonhos e pesadelos se encontram.
SEXTA-FEIRA (10 DE NOVEMBRO) 17h15
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 2
Sessão: Clássicos do Cinema IV
DOMINGO (12 DE NOVEMBRO) 16h20
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 2
Sessão: Clássicos do Cinema IV
Memórias do Subdesenvolvimento (Memorias del Subdesarrollo)
de Tomás Gutiérrez Alea
Cuba, 97', P&B, 35mm, 1968
Baseado no livro homônimo de Edmundo Desnoes, o filme conta a história de Sergio que, mesmo após a partida de seus amigos e familiares de Cuba, no início dos anos 1960, decide permanecer no país e acompanhar as transformações ali sofridas depois da queda do governo de Fulgêncio Batista.
SEXTA-FEIRA (10 DE NOVEMBRO) 13h30
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 2
Sessão: Clássicos do Cinema III
O Martírio de Joana D'Arc (La Passion de Jeanne d'Arc)
de Carl Th. Dreyer
França, 81', P&B, Digital, 1928
O relato do julgamento de Joana D'Arc em 1431, quando foi acusada de heresia pelos juízes eclesiásticos, obrigada a negar suas visões santas e ao fim, condenada a queimar na fogueira.
TERÇA-FEIRA (14 DE NOVEMBRO) 16h50
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 1
Sessão: Clássicos do Cinema IX
QUARTA-FEIRA (15 DE NOVEMBRO) 17h55
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 3
Sessão: Clássicos do Cinema IX
Persona
de Ingmar Bergman
Suécia, 85', P&B, Digital, 1966
A atriz Elizabeth Vogler deixa de falar durante uma apresentação teatral. Seu mutismo em relação aos que a rodeiam é total, sendo então internada numa clínica. Não está doente, simplesmente optou pelo silêncio. Alma, uma jovem enfermeira, fica encarregada de tratar dela. Quando, a conselho médico, as duas se isolam em uma ilha, passam a desenvolver uma intimidade e cumplicidade crescentes. Com isso se estabelece uma constante troca de identidades.
SÁBADO (11 DE NOVEMBRO) 15h20
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 1
Sessão: Clássicos do Cinema VI
QUARTA-FEIRA (15 DE NOVEMBRO) 17h40
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 1
Sessão: Clássicos do Cinema VI
Uma Mulher sob Influência (A Woman Under the Influence)
de John Cassavetes
EUA, 155', Cor, 35mm, 1974
Mabel (Gena Rowlands) é uma dona de casa de classe média-baixa americana em constante desequilíbrio emocional. Quando os filhos começam a serem afetados pelo estado de Mabel, seu marido é obrigado a hospitalizá-la. Só que isto faz com que ele tenha também que assumir o controle de sua casa.
QUINTA-FEIRA (09 DE NOVEMBRO) 14h50
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 2
Sessão: Clássicos do Cinema I
DOMINGO (12 DE NOVEMBRO) 13h30
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha | Sala 2
Sessão: Clássicos do Cinema I