Martírio (Filme de Abertura)
de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita
PE, 162', Cor, Digital, 2016
Sinopse:O retorno ao princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

9/11
Quarta-feira - 20h
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
10/11
Quinta-feira - 15h10
Itaú Glauber Rocha
Sala 2
Taego Ãwa
de Henrique Borela e Marcela Borela
GO, 75', Cor, Digital, 2016
Sinopse:5 fitas VHS encontradas no armário de uma faculdade disparam o desejo desse filme. Anos depois, munidos de mais registros, vamos ao encontro dos Ãwa na Ilha do Bananal. Levamos conosco a memória do desterro ao qual foi exposto o povo Tupi que mais resistiu à colonização no Brasil Central.
As imagens foram vistas, sentidas e mais imagens surgiram desse encontro em meio à luta por Taego Ãwa.

10/11
Quinta-feira - 19h
Sala Walter da Silveira
13/11
Domingo - 15h30
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
Jovens Infelizes ou um Homem que Grita não é um Urso que Dança
de Thiago B. Mendonça
SP, 127', P&B, Digital, 2016
Sinopse:Pra começar de novo é preciso destruir.

10/11
Quinta-feira - 15h
Cine Theatro Cachoeirano
11/11
Sexta-feira - 15h25
Itaú Glauber Rocha
Sala 2
Talvez Deserto Talvez Universo
de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes
RJ/Portugal, 99', P&B, Digital, 2015
Sinopse:A Unidade de Internamento de Psiquiatria Forense é uma estrutura de regime fechado, de segurança média, com vertente reabilitadora. Presta acompanhamento psiquiátrico, psicológico, médico, terapêutico e social. Os homens que a habitam foram considerados inimputáveis pelo tribunal. Sentem o tempo passar, lento. É neste tempo individual que o filme se instala.

11/11
Sexta-feira - 18h
Cine Theatro Cachoeirano
12/11
Sábado - 14h10
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
Animal Político
de Tião
PE, 75', Cor, Digital, 2016
Sinopse:Uma vaca tenta se convencer de que é feliz. Numa noite, véspera de natal, a vaca confronta-se com uma sensação forte de vazio, algo estranho que ela nunca havia sentido. A crise a faz começar uma jornada por iluminação, em busca do seu verdadeiro eu.

11/11
Sexta-feira - 16h
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
13/11
Domingo - 21h
Cine Theatro Cachoeirano
Deserto
de Guilherme Weber
RJ, 100’, Cor, Digital, 2016
Sinopse:Um grupo de velhos artistas que viajam apresentando um espetáculo pelo sertão brasileiro e, ao chegarem num pequeno vilarejo, para mais uma apresentação, descobrem uma cidade abandonada, composta de algumas casas, uma igreja e uma fonte que jorra água limpa, como uma miragem ou um milagre do deserto bíblico. Velhos e cansados da vida errante, os oito artistas decidem ficar neste vilarejo e quixotescamente fundar ali uma nova sociedade. Entretanto, esta sociedade não consegue escapar dos piores vícios das sociedades convencionais.

11/11
Sexta-feira - 20h05
Itaú Glauber Rocha
Sala 3
15/11
Terça-feira - 13h30
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
Câmara de Espelhos
de Dea Ferraz
PE, 76’, Cor, Digital, 2016
Sinopse:Construída dentro de uma caixa preta, uma sala de estar recebe homens variados e coloca-os diante do espelho social. O que nos dizem da imagem feminina que se apresenta? E nós? Onde estamos? Dentro, fora ou no limite da caixa? Câmara de Espelhos recorta a mesa de bar do cotidiano, o universo masculino, joga dentro de uma caixa e nos faz olhar para os discursos banais dodia a dia, desfilando a violência que caminha submersa. Como veem a mulher? Criamos um dispositivo específico, com regras e funcionamentos concretos, para que o “novo” pudesse existir. Uma caixa “mal acabada”, que não se pretende completa nem perfeita porque se percebe apenas como possibilidade de reflexão, imagem-símbolo do que nos ronda. O próprio cinema como instância imperfeita e em construção constante. Rodado na cidade do Recife, Brasil, o que parece local torna-se universal, porque a temática do machismo, das relações humanas, das disputas de Gênero, das construções sociais, dialoga com o mundo.

12/11
Sábado - 18h
Cine Theatro Cachoeirano
14/11
Segunda-feira - 17h15
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
Urutau
de Bernardo Cancella Nabuco
RJ, 70', Cor, Digital, 2015
Sinopse:Fernando, um adolescente jovem e solitário, vive confinado em um pequeno quartona casa de Josias. No dia em que celebram mais um ano juntos, Fernando quer experimentar mais da vida do que apenas um pedaço de bolo. O filme pretende discutir questões relacionadas à pedofilia e aos direitos do menor.

10/11
Quinta-feira - 13h
Itaú Glauber Rocha
Sala 2
15/11
Terça-feira - 19h
Sala Walter da Silveira
Sertão como se Fala
de Leandro Lopes
MG, 73', Cor, Digital, 2016
Sinopse:Um documentário que percorreu 9.500 quilômetros em sete Estados do Nordeste brasileiro para investigar as raízes e a permanência do abcedário do sertão, um modo foneticamente diferente de falar o alfabeto. Entrevistando sertanejos, entre eles professores e alunos, o filme retrata a quase extinção de letras como “mê” (no lugar de “eme”), “lê” (no lugar de “éle”) e “nê” (no lugar de “éne”) no cotidiano do lugar, além de revelar um sertão em busca do seu pertencimento histórico, onde homens e mulheres reivindicam suas heranças culturais e identitárias e valorizam as expressões culturais do povo sertanejo.

10/11
Quinta-feira - 13h
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
16/11
Quarta-feira - 13h40
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos
de Sergio Oliveira
PE, 77', Cor, Digital, 2016
Sinopse:No deserto brasileiro, o Sertão nordestino, uma banda de baile anima festas de debutantes.Enquanto isso, a região é transformada por máquinas que mudam sua paisagem árida e animais cantam e dançam ao som de standarts americanos... Start spreading the news...

10/11
Quinta-feira - 13h30
Itaú Glauber Rocha
Sala 3
16/11
Quarta-feira - 15h25
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
Coragem
de Sebastião Braga
SP, 72', Cor, Digital, 2016
Sinopse:Através de um programa social, Felipe, um jovem brasileiro é introduzido, ainda criança, no universo da música clássica, tornando-se um dedicado estudante de violoncelo. Durante seus estudos ele conhece Diana Ligetti, uma romena, musicista reconhecida internacionalmente e professora do Conservatório de Paris. O encontro dos dois revive a infância de Diana, nascendo uma relação entre eles.Dois seres que percebem que mais do que talento, é preciso coragem.

11/11
Sexta-feira - 13h20
Itaú Glauber Rocha
Sala 3
16/11
Quarta-feira - 13h
Itaú Glauber Rocha
Sala 3
Precisamos Falar do Assédio
de Paula Sacchetta
SP, 80’, Cor, Digital, 2016
Sinopse:Na semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro. O objetivo era coletar depoimentos de mulheres vítimas de qualquer tipo de assédio. Ao todo, 140 decidiram falar. São relatos de mulheres de 15 a 84 anos, com diferenças e semelhanças na violência que acontece todos os dias e pode se dar dentro de casa, em um beco escuro ou no meio da rua, à luz do dia. O filme traz uma amostra significativa, 26 deles. Nos depoimentos puros, sem qualquer tipo de interlocução, acompanhamos um desabafo, um momento íntimo ou a oportunidade de falarem daquilo pela primeira vez.

10/11
Quinta-feira - 21h
Cine Theatro Cachoeirano
11/11
Sexta-feira - 13h15
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
Beduíno
de Julio Bressane
RJ, 75’, Cor, Digital, 2016
Sinopse:Um casal bastante curioso - dramaturgos de sua própria existência na qual a arte surge acompanhada de uma singular pretensão metafísica - procura pela coisa mais difícil, através de repetidas e variadas representações, em um cenário de luz onde se misturam esperança e desespero.

11/11
Sexta-feira - 21h
Itaú Glauber Rocha
Sala 2
16/11
Quarta-feira - 17h
Sala Walter da Silveira
O Cinema foi a Feira
de Paulo Hermida
BA, 75', Cor, Digital, 2016
Sinopse:Um documentário que revela os bastidores, as aventuras e desventuras, as estórias e memórias que rondaram e rondam entorno da sua realização em todas as suas fases. O incêndio da feira de água de Meninos e sua retirada para São Joaquim. A feira hoje, os feirantes hoje, os atores hoje, o filme hoje, o passado Hoje.

12/11
Sábado - 15h15
Itaú Glauber Rocha
Sala 2
13/11
Domingo - 19h
Sala Walter da Silveira
A Luta do Século (Filme de Encerramento)
de Sérgio Machado
SP, 78', Cor, Digital, 2016
Sinopse:O documentário mostra a rivalidade de Holyfield e Todo Duro, dois dos maiores ídolos do boxe nordestino. Durante as filmagens, os inimigos, já com mais de 50 anos, resolveram enfrentar-se pela última vez.

16/11
Quarta-feira - 19h40
Itaú Glauber Rocha
Sala 1
16/11
Quarta-feira - 19h40
Itaú Glauber Rocha
Sala 3