Ridículos

de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge

BA, 76', Cor, Digital, 2016

Sinopse:

Quatro dos principais palhaços de Salvador voltam ao lugar onde foram iniciados 15 anos antes para conduzir um processo de iniciação de um novo palhaço. Além das memórias dessa vivência e seus desdobramentos na palhaçaria soteropolitana, o processo criativo desses artistas se desnuda num ambiente metalinguístico, uma homenagem ao ato de criar.

10/11
Quinta-feira - 16h50
Itaú Glauber Rocha
Sala 1

11/11
Sexta-feira - 19h
Sala Walter da Silveira

A Finada Mãe da Madame

de Bernard Attal

BA, 72', Cor, Digital, 2016

Sinopse:

Na Bahia dos anos setenta, Lúcio, um bancário de trinta anos, volta de madrugada, fantasiado e embriagado, de uma festa no Clube dos Fantoches. Ele deve enfrentar a ira da sua esposa, Terezinha, que aproveita do momento para se queixar da falta de carinho do seu marido. A briga finalmente se esgota quando Prudêncio bate na porta. O mordomo vem anunciar a morte da mãe de Terezinha. A notícia joga Terezinha no desespero mas deve resolver alguns dos problemas de Lúcio.

11/11
Sexta-feira - 18h
Itaú Glauber Rocha
Sala 1

12/11
Sábado - 17h
Sala Walter da Silveira

Gente Bonita

de Leon Sampaio

BA, 74', Cor, Digital, 2016

Sinopse:

Verão, Carnaval de Salvador. Nove personagens vão para alguns dos camarotes mais badalados
do circuito. Eles filmam suas experiências em pau de selfie, performam, fabulam, curtem a festa. “Gente Bonita” é um registro subjetivo da nossa época, do processo de camarotização em curso, repleto de microviolências e costumeiras relações de poder.

12/11
Sábado - 17h55
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

15/11
Terça-feira - 15h
Sala Walter da Silveira

A Noite Escura da Alma

de Henrique Dantas

BA, 95’, Cor, Digital, 2016

Sinopse:

A Noite Escura da Alma é um filme experimental, que aborda o período da ditadura civil e militar ocorrida no estado da Bahia e usa da linguagem do documentário e da performance na construção da história. É um filme escuro, onde a grande maioria das entrevistas foi realizada em noturnas no Forte do Barbalho, maior centro de tortura do estado. Juca Ferreira, Lúcia Murat, Emiliano José, Theodomiro dos Santos, Renato da Silveira, entre outros, nos ajudam a contar esta necessária história.

12/11
Sábado - 20h40
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

14/11
Segunda-feira - 19h
Sala Walter da Silveira

Perdido em Júpiter

de Deo

BA, 74', Cor, Digital, 2016

Sinopse:

Um documentário sobre resíduos digitais da obra do músico gaúcho Flavio Basso - Júpiter Maçã ou Jupiter Apple ou Woody Apple. Enquanto Flávio se transmutava, em suas diversas facetas estéticas e musicais, as câmeras (oficiais, pessoais e de desconhecidos) o acompanhavam insistentemente. Essas imagens, sons e cores da sua carreira estão despejadas aleatoriamente na internet. É possível traçar uma trajetória artística apenas com arquivos disponíveis publicamente por terceiros? Perdido em Júpiter é um filme constituído apenas por capturas de tela em um computador particular durante pesquisas online.

13/11
Domingo - 18h
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

14/11
Segunda-feira - 17h
Sala Walter da Silveira

Xorume

de Inconsequentes

BA, 70', Cor, Digital, 2016

Sinopse:

Uma estação de ônibus decadente, um bairro boêmio gentrificado, um centro histórico ameaçado pela especulação, uma feira de rua reformada e um antigo cinema abandonado, esses são os cenários do drama pós apocalíptico XORUME, primeiro filme do coletivo INCONSEQUÊNCIAS. A corrupção, o descaso, a ganância e a especulação financeira e imobiliária que devastam a cidade e os cidadãos são os temas que movem nosso filme. Ainda temos com sobreviver na superfície ou devemos habitar o subterrâneo, o underground?

13/11
Domingo - 20h50
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

15/11
Terça-feira - 17h
Sala Walter da Silveira

A Professora de Música

de Edson Bastos e Henrique Filho

BA, 52', Cor, Digital, 2016

Sinopse:

É chegado o dia do recital da Escola Lá Maior e Aída, a professora de música, com esperança de ver uma transformação artística na cidade de Ipiaú-BA, está apreensiva pelo sucesso do evento e pelo bom desempenho dos seus alunos. Porém, um problema com as caixas de som inicia uma série de dificuldades que podem fazer com que o recital seja cancelado.

14/11
Segunda-feira - 17h50
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

16/11
Quarta-feira - 15h
Sala Walter da Silveira

Do Corpo à Caxirola

Sophia Mídian

BA, 62', Cor, Digital, 2016

Sinopse:

“Do Corpo à Caxirola” parte da coleção de instrumentos tradicionais da etnomusicóloga Emília Biancardi em direção à reflexões das matrizes da música brasileira.

15/11
Terça-feira - 17h55
Itaú Glauber Rocha
Sala 1

16/11
Quarta-feira - 13h
Sala Walter da Silveira