Estranhos no Paraíso (Stranger than Paradise)

de Jim Jarmusch

EUA, 90', Cor, Digital, 1984

Sinopse:

Willie é um imigrante húngaro que vive em Nova York. Quando ele recebe a visita inesperada de sua prima Eva, que acabou de chegar de Budapeste e está a caminho de Cleveland para morar com a tia, Willie a trata com total hostilidade e indiferença. Mas um ano depois, Willie e seu melhor amigo Eddie decidem visitar Eva. Os três decidem então partir juntos em uma viagem de Clevaland a Miami. Estranhos no paraíso é dividido em três partes: O novo mundo, Um ano depois e Paraíso. Estranhos no paraíso foi o segundo longa de Jim Jarmusch e o impulsionou a se tornar um diretor fundamental para o cinema independente americano.

14/11
Segunda-feira - 20h30
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

Mamma Roma

de Pier Paolo Pasolini

Itália, 106', P&B, Digital, 1962

Sinopse:

Mamma Roma deseja abandonar a prostituição para começar uma vida nova, vendendo frutas na feira e criando seu filho adolescente, Ettore. Mas Ettore, cercado por más influências e furioso ao descobrir a ocupação de sua mãe, cai em um mundo de criminalidade e se torna vítima da violência policial, frustrando os sonhos de Mamma Roma. Uma visão dramática e, às vezes, irônica, da Itália, repleta de referências à arte e a religião do país.

10/11
Quinta-feira - 14h50
Itaú Glauber Rocha
Sala 1

16/11
Quarta-feira - 15h55
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

O Encantador Mês de Maio (Le Joli Mai)

de Chris Marker e Pierre Lhomme

França, 145', Cor, Digital, 1963

Sinopse:

Paris, maio de 1962. A guerra da Argélia acaba de terminar. Neste primeiro mês de paz após sete anos de conflito, que pensam os parisienses? Cada um testemunhou a tragédia da sua maneira, com suas angústias, felicidades e esperanças. Pouco à pouco, desenha-se um retrato vivo da França na alvorada nos anos 60.

13/11
Domingo - 21h
Itaú Glauber Rocha
Sala 3

14/11
Segunda-feira - 13h
Itaú Glauber Rocha
Sala 3

de Federico Fellini

Itália, 132', P&B, Digital, 1963

Sinopse:

Realidade e ficção se misturam em 8½, filme mais metalinguístico de Federico Fellini. Marcello Mastroianni interpreta Guido Anselmi, diretor de cinema análogo a Federico, sofrendo de um caso terrível de bloqueio criativo. Guido tenta realizar um filme de ficção-científica em um balneário italiano enquanto lida com dificuldades artísticas, pessoais e amorosas, um casamento em crise e várias paixões. 8½ olha para o cinema com uma mirada surrealista e pessoal.

13/11
Domingo - 13h
Itaú Glauber Rocha
Sala 1

15/11
Terça-feira - 15h35
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

O Homem que Caiu na Terra (Man who Fell to Earth)

de Nicolas Roeg

Reino Unido, 139', Cor, Digital, 1976

Sinopse:

David Bowie é o alienígena humanoide Thomas Jerome Newton, quechega à Terra com a missão de levar água ao seu distante planeta natal que vive uma seca catastrófica. Usando a tecnologia avançada de seu planeta para patentear muitas invenções na Terra, Newton, auxiliado pelo advogado Oliver Farnsworth, fica milionário como o líder de um conglomerado tecnológico. E ainda na Terra vive um relacionamento com a camareira Mary-Lou.

10/11
Quinta-feira - 20h20
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

Longe do Vietnã (Loin du Vietnam)

de Chris Marker, Jean-Luc Godard, Alain Resnais, Joris Ivens, Agnès Varda, William Klein e Claude Lelouch

França, 120', Cor/P&B, Digital, 1967

Sinopse:

Em 1967, sete grandes diretores uniram seus talentos para protestar contra a guerra do Vietnã e mobilizar a opinião pública através de uma reflexão sobre esse conflito imperialista. Onze sequências produzidas pelo Chris Marker que atestam o engajamento político dos cineastas franceses.

13/11
Domingo - 13h40
Itaú Glauber Rocha
Sala 3

15/11
Terça-feira - 16h20
Itaú Glauber Rocha
Sala 3

Fitzcarraldo

de Werner Herzog

Alemanha/Peru, 158', Cor, Digital, 1982

Sinopse:

Brian Fitzgerald sonha alto e busca concretizar seus sonhos na pequena cidade de Iquitos, na Amazônia Peruana, em meio à corrida da borracha. O fã de óperas e de Enrico Caruso, Fitzcarraldo, como é chamado pelos peruanos, decide desbravar uma nova rota de extração de borracha nos rios amazônicos, mas para chegar a seu destino, precisa de um grande feito: transportar um enorme barco à vapor por terra, em uma região montanhosa da floresta.

11/11
Sexta-feira - 18h05
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

14/11
Segunda-feira - 14h15
Itaú Glauber Rocha
Sala 1

Mélo

de Alain Resnais

França, 112', Cor, Digital, 1986

Sinopse:

Na Paris dos anos 20, Romaine, esposa de um violinista de orquestra, fica fascinada por um amigo de juventude de seu marido: Marcel Blanc, um solista de carreira internacional que vem jantar em sua casa. Apaixonada por ele, ela instiga seu relacionamento amoroso, mesmo quando seu marido, Pierre, fica doente. Romaine chega a dar a Pierre um tratamento que piora sua doença, mas depois reconsidera a traição. Três anos depois, Pierre cobra de Marcel a verdade.

12/11
Sábado - 21h05
Itaú Glauber Rocha
Sala 3

14/11
Segunda-feira - 18h15
Itaú Glauber Rocha
Sala 3

Morangos Silvestres (Smultronstället)

de Ingmar Bergman

Suécia, 91', P&B, Digital, 1957

Sinopse:

Isak Borg, respeitado professor de Medicina, é convidado por sua universidade de formação, na cidade sueca de Lund, para a cerimônia de comemoração pelos seus 50 anos de carreira. Isak viaja com a sua nora, Marianne, que passa por uma crise em seu casamento, e durante o percurso é obrigado a enfrentar o vazio de sua existência. Um delicado e poético filme sobre a mortalidade e o passado.

16/11
Quarta-feira - 17h55
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

A Bela Intrigante (La Belle Noiseuse)

de Jacques Rivette

França/Suíça, 228 minutos, Cor, 35mm, 1991

Sinopse:

O pintor Edouard Frenhofer vive recluso em sua casa de campo em uma pequena cidade francesa. Quando recebe uma visita do jovem artista Nicolas com sua namorada Marianne, Frenhofer resolve voltar a pintar um quadro inacabado: A Bela Intrigante. E ele quer Marianne como modelo.

16/11
Quarta-feira - 19h40
Itaú Glauber Rocha
Sala 2

Infelizmente para Mim (Hélas Pour Moi)

de Jean-Luc Godard

França/Suíça, 84', Cor, 35mm, 1993

Sinopse:

Baseado no mito grego de Anfitrião e Alcmena, Deus reencarna em um mortal para sentir o verdadeiro amor entre marido e mulher. Após um período de convivência, Rachel, esposa do proprietário de uma oficina mecânica num lugarejo suíço, se vê diante da escolha entre a imortalidade que lhe é oferecida por Deus e o amor pelo marido mortal.

10/11
Quinta-feira - 17h
Sala Walter do Silveira

Ascensor para o Cadafalso (Ascenseur pour l'échafaud)

de Louis Malle

França, 88', P&B, 35mm, 1958

Sinopse:

Casada com o milionário Simon, Florence é apaixonada por outro homem. Para manter seu padrão de vida, Florence decide matar o marido com a ajuda do amante Julien Tavernier. Tavernier é um ex-militar que trabalha como espião na Indochina para o marido de Florence. Planejado para parecer um suicídio, as coisas começam a dar errado quando Tavernier decide buscar uma corda no terraço e fica preso no elevador.

11/11
Sexta-feira - 17h
Sala Walter do Silveira

A Baía dos Anjos (La Baie des Anges)

de Jacques Démy

França, 90', P&B, 35mm, 1963

Sinopse:

Jackie é uma parisiense de meia idade que deixa seu marido e filhos para se aventurar no mundo das apostas em Nice, onde estará em jogo não apenas o frenesi das roletas do cassino, mas também o do ciclo da sedução.

13/11
Domingo - 17h
Sala Walter do Silveira