Competição de curtas e longas baianos, nacionais e internacionais

Homenagem 100 anos de walter silveira

Oficina de Escrita Crítica

com Rafael Carvalho

Inscrições encerradas! 

Estão encerradas as inscrições para a  Oficina de Escrita Crítica para Cinema  do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema com o crítico e pesquisador de cinema, Rafael Carvalho. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), ele aliará teoria e prática nas atividades desenvolvidas entre os dias 26 e 29 de outubro, das 9h às 13h (16h de carga horária), no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. Para realizar a inscrição, foi preciso enviar um minicurrículo (contendo informações, como nome, data de nascimento, CPF, telefone, e-mail, endereço completo e CEP) e uma resenha crítica entre 1.500 e 2.000 caracteres de um dos filmes listados ao final para o e-mail panorama@coisadecinema.com.br.

Vinte candidatos foram escolhidos para participar da oficina, que promoverá discussões sobre métodos e abordagens mais utilizados para avaliar filmes, possibilitando também o exercício do fazer crítico.A partir da atividade, serão formados o Júri Jovem e o grupo de crítica. O júri terá acesso às mostras competitivas e concederá o Prêmio João Carlos Sampaio ao melhor curta e longa-metragem nacionais. A premiação é uma homenagem ao saudoso João, que ministrou a oficina desde a sua criação em 2010 até 2013. Já o grupo de crítica ficará responsável pela produção de textos para o blog Pílulas Críticas, durante o evento. O prazo de envio do material solicitado foi até o dia 20 de outubro (com prorrogação até o dia 22 de outubro).

Confira os filmes escolhidos para produzir a resenha: 

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é crítico e pesquisador de cinema. Membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), escreve para o site Moviola Digital e colabora para o Jornal A Tarde. Faz doutorado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, onde pesquisa a crítica de cinema online e faz parte do Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (Grim). Integra a equipe de curadoria do Panorama Internacional Coisa de Cinema.

Selecionados/as

1. Aberaldo Artur Alencar Ribeiro
2. Alan Leonel Valente Moraes
3. Calebe Lopes
4. Daniel Valença de Araújo Henrique
5. Daniela Lima de Almeida
6. Danilo Martins Souza de Santana
7. Diogo Barreto Berni
8. Hilda Lopes Pontes de Marques Tavares
9.Iago Cordeiro Ribeiro
10. Indira Gandhi santana Souza
11. Julia Cerqueira Morais
12. Lucas Brito Lago
13. Pedro Oliveira
14. Rafael Beck Andrade
15. Rogério Vilaronga
16. Saulo Pinho Miguez
17. Silvano Viana
18. Táric de Mello Marins
19. Tatiana de Santana
20. Thyago Bezerra Melo e Silva
21. Vitor Sousa da Silva
22. Yasmin Gomes do Sacramento