Competição de curtas e longas baianos, nacionais e internacionais

Homenagem 100 anos de walter silveira

Oficina de Assistência de Direção

com Cecília Amado

Inscrições encerradas! 

Ministrada pela produtora e diretora Cecília Amado, os encontros acontecem nos dias 17 e 24 de outubro (dois sábados), das 9h às 13h, no Espaço Itaú Glauber Rocha (Endereço: Praça Castro Alves – Centro, Salvador – BA).

Além da especialização de técnicos já atuantes no mercado audiovisual, será realizada, também, a capacitação de novos profissionais na função de assistente de direção.

O curso é dividido em quatro módulos, que abordam desde a parte estrutural das funções de um assistente direção, passando por todas as questões de planejamento e, ainda, pela participação do assistente no que diz respeito ao trabalho de criação, roteiro e elenco:

1. Assistente de Direção no Cinema e na TV – funções técnicas e criativas do assistente: Como celebrar um casamento perfeito entre direção e produção;

2. Leitura e Análise Técnica de um Roteiro – lendo nas entrelinhas: Teoria e Prática;

3. O planejamento – todos os passos: Cronograma de Produção, Plano de Filmagem e Set de Filmagem;

4. Trabalhando com Atores e Figurantes: Seleção e Testes, Preparação de Atores, Demandas do Elenco ao Longo de uma Produção e Marcação de Figuração.

Cecília Amado

Diretora e produtora, Cecília Amado iniciou sua carreira cinematográfica em 1995 e fez escola nos sets de grandes produções, como “O que é isso companheiro?” e “Guerra de Canudos”. Antes de se tornar diretora, ela trabalhou no cinema e na televisão como assistente de diretores consagrados, como Cao Hamburger, Bruno Bareto, Sérgio Rezende, Helvécio Ratton, entre outros.

Trabalhou, ainda, como assistente de direção na TV Globo durante 5 anos e foi coordenadora de núcleo no Canal Futura. Em 2008, Cecília dirigiu o curta-metragem “Minha Rainha”, muito bem recebido nos principais festivais internacionais de cinema infantil. Em 2011, lançou, no circuito comercial, seu primeiro longametragem, Capitães da Areia, com distribuição da Imagem Filmes. Em 2012, Cecília abriu a produtora Tenda dos Milagres, em Salvador, onde vem atuando na direção de vídeos voltados para o mercado musical (Carlinhos Brown, Banda P9, Venus Brown, Rumpilezz) e em projetos com foco para o mercado infanto-juvenil, como a série de curtas do projeto Cinema e Sal e documentário “Onde Dormem os Sonhos” (em finalizaçao), além do desenvolvimento da série “Meu Irmão Nerd”, em parceria com a produtora Truq.

Com dois novos projetos de longa-metragem em desenvolvimento, a ficção “30 Carnavais” e o documentário “APAXES, o Índio da Diáspora” , Cecília vê a formação e capacitação de novos profissionais na função de assistente de direção como um ponto estratégico para um momento de boa produção no cinema baiano e de abertura e inserção do audiovisual no mercado de televisão.

A produtora Tenda dos Milagres surge do encontro de Cecília Amado, Lara Belov e Jamille Fortunatto, no filme “Capitães da areia”, dirigido por Cecília. Dessa primeira parceria, nasce a vontade de continuar contanto histórias audiovisuais que dialoguem com a infância, com o cinema social e a educação. Alguns desses frutos são projeto de inclusão audiovisual Cinema e Sal, dirigido por Lara Belov, onde foram realizados seis curtas documentários comunitários no arquipélago de Cairu, nas oficinas infantis. Também O documentário “Cordilheira da Amora II”, de Jamille Fortunatto, que mostra as brincadeiras do imaginário de uma indía Guarani Kaiowá de apenas 9 anos, e foi vencedor do “É Tudo Verdade” (2015). E o filme que estreiará em breve, o documentário “Onde Dormem os Sonhos”, de Cecília Amado, também premiado pela Funceb, que nos traz o universo infantil e suas diferentes realidades no momento mágico, duro e delicado do adormecer, que também foi premiado pela Funceb e está em fase de montagem. A produtora também se dedica à produção de vídeos e documentários vinculados ao mundo musical, como “Apaxes do Tororó”, tendo clientes como Carlinhos Brown e Sony Music.