Competição de curtas e longas baianos, nacionais e internacionais

Homenagem 100 anos de walter silveira

As Mil e uma Noites – Volume 1, O Inquieto

de Miguel Gomes

Portugal/França/Alemanha/Suíça, 125', Cor, Digital, 2015

Sessões

29/10 Quinta-feira 17h30
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA - SALA 1

01/11 Domingo 14h10
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA - SALA 1

Num país europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da realidade miserável onde esta inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge covardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: “Ó venturoso Rei, fui testemunha de que num triste país entre os países…” Volume 1, O Inquieto No qual Xerazade dá conta das inquietantes maldições que se abatem sobre o país: “Ó venturoso Rei, fui testemunha de que num triste país entre os países, onde se sonha com sereias e baleias, o desemprego propaga-se. Em certos lugares, a floresta arde noite adentro apesar da chuva que cai; homens e mulheres anseiam por lançarem-se ao mar em pleno inverno. Por vezes há animais que falam, embora seja improvável que os escutem. Neste país onde as coisas não são o que aparentam ser, os homens do poder passeiam-se em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa ereção; aguardam pelo momento da coleta de impostos para poderem pagar a um certo feiticeiro que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

Comunismo (Kommunisten)

de Jean-Marie Straub

França/Suíça, 70', Cor, Digital, 2014

Sessões

29/10 Quinta-feira 16h45
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA - SALA 2

04/11 Quarta-feira 13h
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA - SALA 3

Straub, com uma nova filmagem e algumas sequências chave de seus filmes anteriores, reconstrói o sonho singular que poderia salvar nosso mundo: aprender a conviver juntos. De Malraux a Vittorini, Fortini e Hölderlin, o mesmo sonho é mostrado sob diferentes aspectos.

John From

de João Nicolau

Portugal, 100', Cor, Digital, 2015

Sessões

29/10 Quinta-feira 18h10
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA - SALA 2

Embora Rita não se queixe, as suas férias de verão não são as mais animadas do mundo. Também não serão as mais tristes: entre cafés gelados, tardes quentes de namoro juvenil e saídas noturnas com sua amiga Sara, Rita arranja sempre tempo para molhar o chão da varanda e tomar banhos de sol. Os pequenos prazeres desta rotina são irremediavelmente postos em xeque quando a adolescente vê a exposição que um novo vizinho apresenta no centro comunitário local. Uma sucessão de eventos precisos e silenciosos torna possível a aproximação da jovem ao novo vizinho e a transformação do bairro em uma ilha do Pacífico Sul. Ou poderíamos dizer ao contrário: a transformação do bairro em uma ilha do Pacífico Sul e a aproximação da jovem ao novo vizinho tornam possível uma sucessão de eventos precisos e silenciosos.

O Quarto dos Ossos (El Cuarto de los Huesos)

de Marcela Zamora

El Salvador/México, 52', Cor, Digital, 2014

Sessões

29/10 Quinta-feira 13h30
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA - SALA 2

O filme acompanha um grupo de mães salvadorenhas em busca dos restos mortais dos seus filhos desaparecidos por causa da violência existente no país. Um retrato da quantidade de corpos recebidos e não reclamados em um necrotério. A história de DNAs sem nome e sem familiares, de pessoas mortas devido à rivalidade entre gangues.

Out of my Hand

de Takeshi Fukunaga

EUA/Libéria, 88', Cor, Digital, 2015

Sessões

30/10 Sexta-feira 13h
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA - SALA 2

02/11 Segunda-feira 16h45
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA - SALA 3

Um trabalhador rural da Libéria arrisca tudo para descobrir uma nova vida como motorista de táxi em Nova York.