Panorama Alemão

  • A OUTRA PÁTRIA (Die Andere Heimat)
    de Edgar Reitz
    Alemanha, 230’, P&B, Digital, 2013

    No século XIX, centenas de europeus migraram para a América do Sul na tentativa desesperada de escapar da fome, da pobreza e do despotismo em seus países. "Qualquer destino é melhor que a morte". Dois irmãos percebem que somente seus sonhos podem salvá-los. O mais novo, Jakob, lê todos os livros a seu alcance e sonha em deixar sua vila, Schabbach, para ir atrás de aventuras num continente desconhecido. Todos que se aproximam dele são engolidos pelo turbilhão de seus sonhos: seus pais, marcados pela labuta de quem vive da terra; seu irmão Gustav; e acima de tudo Henriette, a bela filha de um lapidário com problemas financeiros. A volta de Gustav do serviço militar abala o mundo de Jakob e seu amor por Henriette.

    Sessões:

    05/11 Quarta-feira 15h25
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • BELTRACCHI – A ARTE DA FALSIFICAÇÃO (Beltracchi – Die Kunst der Fälschung)
    de Arne Birkenstock
    Alemanha, 96’, Cor, Digital, 2014

    Por quase 40 anos Wolfgang Beltracchi enganou o mundo da arte internacional e foi responsável pelo maior escândalo de falsificação de arte da era pós-moderna. Tido como um Heinrich Campendonk original e considerado por especialistas uma obra chave do modernismo, seu quadro “Red Painting with Horses, 1914” foi leiloado pelo preço recorde de 2,8 milhões de euros. Wolfgang e sua esposa, Helene Beltracchi, falam abertamente, com humor e charme, sobre suas aventuras em um agitado mundo artístico dominado pela ganância, no qual aparentemente ninguém tem a resposta para a pergunta sobre o que é um original e o que é uma falsificação.

    Sessões:

    31/10 Sexta-feira 16h15
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 1

  • CURTA-METRAGEM (Short film)
    de Olaf Held
    Alemanha, 3’, Cor, Digital, 2013

    Um manifesto aos curtas.

    Sessões:

    01/11 Sábado 13h
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • DANE-SE GOETHE (Fack Ju Göhte)
    de Bora Dagtekin
    Alemanha, 118’, Cor, Digital, 2013

    Alguém construiu uma maldita escola exatamente no lugar onde a namorada de Zeki Muller enterrou seu dinheiro roubado. Agora o ex-presidiário não tem outra opção a não ser fingir ser um professor substituto na Escola Integrada Goethe. Durante a noite, cava secretamente em busca do dinheiro. Durante o dia, usa métodos drásticos, porém efetivos, para botar ordem nos incontroláveis alunos da classe 10B. Apesar de condenar a abordagem não ortodoxa de seu novo "colega", a professora certinha Lisi Schnabelstedt acaba se apaixonando por Zeki e até o ajuda a desenterrar algo mais precioso que dinheiro: os restos de sua integridade moral.

    Sessões:

    03/11 Segunda-feira 14h
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 3

  • DEBAIXO DA NEVE (Unter Schnee)
    de Ulrike Ottinger
    Alemanha, 106', Cor, Digital, 2011

    Na província japonesa de Echigo, o inverno é intenso. Por mais mágica que a paisagem possa parecer, a vida na neve é árdua para os habitantes da região. Ulrike Ottinger observa o modo de vida nos dias atuais e simultaneamente envia dois atores para uma viagem ao passado da região. “Debaixo da Neve” é um documentário realista sobre uma região e igualmente uma exploração de seus mitos.

    Sessões:

    04/11 Terça-feira 20h
    Cine-Teatro do ICBA
    Entrada franca

  • DOMINGO 3 (Sonntag 3)
    de Jochen Kuhn
    Alemanha, 14’, Cor, Digital, 2012

    Na terceira parte de uma série de passeios de domingo, o protagonista tem um encontro às escuras com uma figura ilustre.

    Sessões:

    01/11 Sábado 13h
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • DUAS IRMÃS, UMA PAIXÃO (Die Geliebten Schwestern)
    de Dominik Graf
    Alemanha, 140’, Cor Digital, 2014

    As irmãs aristocratas Charlotte e Caroline se apaixonam pelo controverso e rebelde escritor Friedrich Schiller. Desafiando as convenções da época, as jovens decidem dividir seu amor por ele. O que começa quase como uma brincadeira entre os três logo se torna sério, levando ao fim seu pacto. O filme é a escolha oficial Alemã para a disputa por uma indicação ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira do Oscar 2015.

    Sessões:

    04/11 Terça-feira 13h15
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • PAI (Father)
    de Moritz Mayerhofer, Asparuh Petrov, Rositsa Raleva, Veljko Popović e Dim Yagodin
    Alemanha, 15’, Cor, Digital, 2012

    Quando foi a última vez que vocês falaram com seu pai? Vocês algum dia conversarão com ele sobre as coisas que os machucaram na infância? Em “Father”, a vida real é virada de cabeça para baixo a fim de possibilitar um diálogo impossível – o diálogo entre pai e filho.

    Sessões:

    01/11 Sábado 13h
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • FLORESTA (Forst)
    de Ulu Braun
    Alemanha, 11’, Cor, Digital, 2013

    Pétalas de rosas caem no chão coberto de musgo. Com dificuldade, atletas abrem caminho pela densa floresta, observados por caçadores e catadores. Caminhantes e amantes da natureza deleitam-se em seus corpos, enquanto crianças se rendem à atração mágica de modernos seres encantados.

    Sessões:

    01/11 Sábado 13h
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • JACK
    de Edward Berger
    Alemanha, 103’, Cor, Digital, 2014

    Jack tem dez anos e vive há muito tempo num internato. É verão e ele está ansioso para as férias. Porém no último dia de aula ninguém aparece para buscá-lo. Sua mãe, Sanna, o consola pelo telefone. Junto com seu irmão Manuel, de seis anos, sai à procura da mãe. Eles seguem seus rastros pela cidade por dias e ninguém parece perceber que estão sozinhos. Uma noite eles veem luz em seu apartamento. Correm para casa, onde são recebidos pela mãe com um grande abraço. Jantam juntos e Jack tenta se comunicar com Sanna, mas ela não o escuta. Um filme sobre a viagem de um menino que teve que aprender cedo a ter responsabilidade.

    Sessões:

    30/10 Quinta-feira 20h30
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • LOVE STEAKS
    de Jakob Lass
    Alemanha, 89’, Cor, Digital, 2014

    Clemens começa a trabalhar como massagista em um hotel de luxo. As mulheres que ele massageia tímida e sensivelmente se entregam e flertam com o jovem, que não sabe lidar com a situação. Lara, que trabalha na cozinha, tenta sua sorte com Clemens de maneira drástica. Ela sacode seu mundo e o tira de sua zona de conforto. Ela é a faca e ele a colher. Ela tenta libertá-lo de seu medo e ele tenta libertá-la de seu vício. Um casal desigual se apaixona. Sujo, sangrento, grande e verdadeiro.

    Sessões:

    01/11 Sábado 14h50
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 3

  • NÃO ME ESQUEÇA (Vergiss Mein Ich)
    de Jan Schomburg
    Alemanha, 93’, Cor, Digital, 2014

    Lena Ferben é casada com Tore há muitos anos quando, de repente, perde a si mesma. Os médicos chamam seu estado de amnésia retrógrada. Uma meningite não diagnosticada é a causa de sua perda de acesso à memória biográfica. Mas o cérebro funciona de maneira peculiar. Tore tenta mostrar a Lena o caminho de volta a si, quem ela era para ele, e ele para ela. Lena aborda a questão como uma atriz experimentando um papel enquanto dentro dela algo diferente se desenvolve, uma personalidade separada, que se recusa a fazer o que o mundo a sua volta espera: voltar a ser ela mesma.

    Sessões:

    31/10 Sexta-feira 18h10
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 1

  • O SAMURAI (Der Samurai)
    de Till Kleinert
    Alemanha, 80’, Cor, Digital, 2014

    Um lobo corre pela floresta em volta de uma vila alemã. Jakob, o jovem oficial da polícia local, está em sua busca, mas ele pressente algo a mais na escuridão. O que encontra é um homem, ou assim parece. Com olhar selvagem, esguio e musculoso, usando um vestido. Ele traz consigo uma Katana, uma espada de samurai. Quando o samurai convida Jakob a acompanhá-lo em sua cruzada contra a vila, Jakob tem que assumir a missão de perseguir este lunático para por um fim à destruição. Ao amanhecer, Jakob vivenciou muitas coisas e está muito longe de quem costumava ser. Algo escondido foi libertado e está prestes a ver a luz do dia.

    Sessões:

    04/11 Terça-feira 20h20
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 3

  • REALIDADE 2.0 (Reality 2.0)
    de Victor Orozco Ramirez
    Alemanha, 11’, Cor, Digital, 2012

    Era outono quando cheguei à Alemanha. Pensei que neste país, para mim exótico, poderia me distanciar um pouco do México, mas estava enganado. Os narcotraficantes me alcançaram brutalmente. Um documentário animado sobre a espiral sem fim da violência relacionada às drogas no México.

    Sessões:

    01/11 Sábado 13h
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • RINOCERONTE A GALOPE (Nashorn im Galopp)
    de Erik Schmitt
    Alemanha, 15’, Cor, Digital, 2012

    Com a cabeça cheia de perguntas, Bruno perambula por Berlim à procura da alma da cidade. Movido por sua curiosidade, sua fértil imaginação e seus pensamentos peculiares, busca aquele algo mais que outros nunca notaram. Inesperadamente, encontra uma aliada.

    Sessões:

    01/11 Sábado 13h
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • SUNNY
    de Barbara Ott
    Alemanha, 29’, Cor, Digital, 2013

    Hajo não pensa duas vezes antes de dar um soco na cara de alguém. Ele tem 19 anos e é pai de Sunny, um bebê de seis meses. Ao invés de se divertir com os amigos, Hajo agora tem que tomar conta do filho. Extremamente frustrado, ele já não está mais a fim de trocar fraldas e fazer papel de mãe; quer trabalhar e ganhar dinheiro. Ele tem um plano e acaba colocando a vida de Sunny em risco.

    Sessões:

    01/11 Sábado 13h
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • TANGO DE UMA NOITE DE VERÃO (Mittsommernachtstango)
    de Viviane Blumenschein
    Alemanha, 82’, Cor, Digital, 2014

    Paixão, sentimento, saudade. O tango conecta gerações de dançarinos e músicos de sangue quente. Não só na Argentina e no Uruguai, como também na Finlândia, o país das saunas, lagos e pessoas quietas. Em “Tango e uma Noite de Verão” a diretora Viviane Blumenschein acompanha três músicos argentinos – Chino Laborde, Diego Kvitko e Pablo Greco – em sua viagem pela Finlândia em busca da origem do tango. É uma homenagem bem humorada ao tango, com um olhar amoroso sobre a linguagem da música cuja melancolia conecta pessoas independentemente de suas culturas e origens.

    Sessões:

    02/11 Domingo 20h10
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 3
    Conversa com a diretora após a sessão

    03/11 Segunda-feira 18h
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 3
    Conversa com a diretora após a sessão

  • THE GREEN PRINCE
    de Nadav Schirman
    Alemanha, 95’, Cor, Digital, 2013

    Este suspense da vida real conta a história de uma das mais estimadas fontes da inteligência de Israel: Mosab Hassan Yousef. Seu pai é Sheikh Hassan Yousef, um dos sete membros fundadores do Hamas e um de seus líderes mais populares. Mosab o colocou na prisão para "protegê-lo". Sob o codinome “The Green Prince” ele agiu por mais de uma década como a fonte número um do infame Shin Bet, serviço secreto de segurança de Israel. Recrutado aos 17 anos, trai sua família e age como espião para seu antigo inimigo no coração da organização de seu pai. Focado na complexa relação entre Mosab e seu contato, esse é um fascinante relato de terror, traição e escolhas impossíveis. E de uma amizade que desafia todas as barreiras.

    Sessões:

    05/11 Quarta-feira 13h30
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 2

  • UM BRINDE À VIDA (Auf Das Leben!)
    de Uwe Janson
    Alemanha, 85’, Cor, Digital, 2014

    Jonas, um jovem em fuga, chega em Berlim exatamente em tempo de salvar a vida de Ruth. Despejada de seu apartamento, a sarcástica porém amável cantora de cabaré judia não via outra saída a não ser o suicídio. Enquanto isso, Jonas é movido por um segredo e foge de seu amor e de seu futuro. Quando Ruth se recupera, começam a formar um laço profundo. A cultura e a música judaica antiga vem à tona quando Ruth conta sua trágica história de amor impossível por um homem não-judeu na Alemanha pós II Guerra Mundial. A atenção de Jonas e as canções de sua juventude ajudam-na a encontrar o caminho de volta à vida. E quando descobre o segredo de Jonas, o ajuda a enfrentar seus medos, parar de fugir e brindar à vida.

    Sessões:

    02/11 Domingo 13h30
    Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha - Sala 3