Panorama 2014 - Dez edições do Panorama

O Panorama aconteceu pela primeira vez em 2002. Foram trinta e três longas que, em sua maioria, não seriam exibidos jamais nas salas de cinema de Salvador. Eram outros tempos e os difíceis anos 90 ainda ecoavam: a produção cinematográfica brasileira lutava para ganhar corpo e respeito; o parque exibidor se reorganizava; mínima diversidade e acesso aos filmes e salas de cinema.
O sucesso daquele primeiro ano mostrou que o público baiano estava ansioso para ver um cinema diverso e muitos daqueles filmes selecionados entraram em cartaz, logo depois.
Entre 2006 e 2008, o Panorama não aconteceu. Exaurido pela falta de patrocínio e em busca de uma casa que conferisse personalidade mais bem definida ao evento, o festival retorna renovado e com caráter competitivo em 2009, já potencializado pela política cultural dos anos Gil-Juca no MINC. Pela primeira vez no Brasil, se entendeu a necessidade do fortalecimento dos festivais de cinema no país.
Ecoando a política do MINC, aqui na Bahia vimos nascer o Seminário de Cinema, a Mostra Conquista, o CachoeiraDoc, o FECIBA, entre outros. Festivais de qualidade, bem organizados e com linhas curatoriais definidas.
A existência e fortalecimento dos pequenos e médios festivais de cinema representam uma conquista não apenas à comunidade cinematográfica, mas para os milhares e milhares de espectadores que a cada ano que passa lotam as salas, auditórios e praças públicas onde acontecem esses eventos.
Ao longo dessas dez edições, o Panorama se firmou ao lado de uma geração de cineastas brasileiros apaixonada pelo cinema. Pessoas que tem na tela grande sua principal fonte de pensamento. Creio que algo a se desfrutar com gosto durante o festival é ter os diretores, produtores e atores ao final de cada sessão para debater.
Estamos inaugurando, em 2014, uma competição de longas internacionais, com filmes preciosos e que já foram exibidos nos principais festivais de cinema do mundo. Filmes raros e que terão muita dificuldade em encontrar espaço no circuito comercial brasileiro. Chance única aqui no Panorama!
Na décima edição, como sempre, temos os clássicos. Nesse ano, filmes fundamentais de Stanley Kubrick (DCP, 2K) e Sergei Eisenstein (35mm). Serão oito dias intensos, mais uma vez, quando poderemos nos encontrar para discutir sobre filmes, exibição e memória.
Obrigado a todos que estiveram ao nosso lado nessa caminhada, ao longo dessas dez memoráveis edições.
Bom festival a todos!

-Cláudio Marques e Marília Hughes
The Panorama Festival was first held in 2002, when thirty-three feature films were exhibited, most of which had never been seen in cinemas in Salvador. Those were other times, when the hardships of the 1990s still reverberated: Brazilian cinema production was struggling to take shape and gain respect; the exhibition park was being reorganized; there was minimal diversity or access to films and cinema screens.
The success of that first year demonstrated that audiences in Bahia were anxious to see a range of films and many of those selected were shown in cinemas immediately following the festival.
Between 2006 and 2008, the Panorama Festival did not take place. Crippled by a lack of sponsorship and in search of a home that could provide a more defined personality, the festival returned in 2009, reinvigorated and with a newly competitive character, boosted by the Ministry of Culture’s Gil-Juca cultural policies. For the first time, the need to strengthen the country’s film festivals was understood in Brazil.
Echoing the Ministry of Culture’s policies, Bahia saw the birth of the Seminário de Cinema, the Mostra Conquista, the CachoeiraDoc, the FECIBA and others - quality festivals, well-organized and defined by their curators.
The existence and strength of these small and medium-sized film festivals represent a victory not only for the cinematography community, but also for the thousands of spectators, who, every year, fill the screening rooms, auditoriums and public spaces in which these events take place.
Over these ten editions, the Panorama has established itself alongside a generation of Brazilian filmmakers, who are passionate about cinema. People who use the big screen as their principal source for thinking. We believe that one of the most enjoyable things about the festival is its debates, held at the end of each session with directors, producers and actors.
In 2014, we are launching a competition for international feature films, with exceptional films that have been exhibited at the world’s principal cinema festivals. These are rare films, ones that will be hard to find on the commercial Brazilian circuit. A unique chance, here at the Panorama Festival!
For this tenth edition, we have the classics, as usual. This year, significant films from Stanley Kubrick (DCP, 2K) and Sergei Eisenstein (35mm). Once again, we will have eight intense days where we can meet and discuss films, exhibition and memory.
Our thanks to everyone who has walked with us, over these ten memorable editions.
Enjoy the festival!

-Cláudio Marques and Marília Hughes