Júri Competitiva Nacional

  • Adhemar Oliveira dedica-se à exibição de filmes há quase 30 anos, com especial destaque para o cinema brasileiro e independente. Criou diversos projetos para incentivar a formação de novas plateias e a apresentação de novos formatos, dentre os quais destacam-se “Escola no Cinema”, “Curta Petrobras às Seis” e as sessões especiais “Clube do Professor”, “Sessão Popular”, “Sessão Latina” e Clubes 3ª Idade e Jovem. Atualmente é responsável pela programação de 22 cinemas, totalizando 111 salas. Também é distribuidor de filmes independentes e brasileiros através da Espaço Filmes.

  • Ana Isabel Strindberg é formada em Literaturas e Linguística Moderna pela Universidade da Sorbonne Nouvelle (Paris III) e em História de Arte (vertente Arte Contemporânea) pela École du Louvre. Foi assistente pessoal e de realização de João César Monteiro em alguns filmes. É responsável pela programação de cinema do Centro Cultural Malaposta desde 2000. Entre 2004 e 2009 fez parte da direção do DocLisboa e organizou mostras em festivais como DocPoint (2005) na Finlândia, Documenta Madrid (2006) e Docúpolis (2007) ambos na Espanha. Desde 2012 tem se dedicado à área de distribuição e em abril de 2014 foi responsável pela Portugal Film Screenings durante o Indielisboa, festival do qual também é programadora associada.

  • Pedro Butcher é jornalista e crítico de cinema, com passagens pelos jornais O Dia, Jornal do Brasil e O Globo. Em março de 2006, concluiu mestrado na Escola de Comunicação da UFRJ, sob orientação da professora Consuelo Lins. Tem textos publicados nas revistas Cahiers du Cinema, Screendaily e Cinemascope. Atualmente é colaborador do website Filme B, especializado no mercado cinematográfico brasileiro, e dos jornais Folha de S. Paulo e Valor Econômico.