Júri APC Bahia

  • Ailton Pinheiro é graduado em Comunicação Social com Habilitação em Multimeios pela PUC-SP, Cineasta, Diretor, Produtor Executivo, Diretor de Fotografia. Estudou Cinema Digital na Escola de Cinema em São Paulo, hoje LA Film-Latin American Film Institute. Na PUC-SP realizou o trabalho “A influência do Cinema Novo nos Cineastas Negros: O cinema de Zózimo Bulbul”. É membro fundador do Movimento de Cinema Negro Tela Preta e membro da APC – Associação de Produtoras e Realizadores da Bahia. Dirigiu os documentários: “MBANZA- Os Espaços de Resistência negra no Centro de São Paulo”, “Cinestésia Central” (sobre as salas de cinema no centro de São Paulo) e “Bikudos” (aborda a história do Instituto Cultural Steve Biko).

  • Gastão Netto Diretor, roteirista e jornalista. Sócio da Caipora Filmes e Produções e membro da APC Bahia. Atuou como diretor do programa “Balaio de Gato”, na TVE Bahia desde 2006 e como diretor e roteirista de 30 curtas institucionais para SAEB – TV SAC. Também dirigiu diversos curtas e clipes musicais. Diretor e roteirista do média-metragem “Uma Cidade Chamada Bartolomeu”.

  • Mateus Damasceno é graduado em Comunicação pela UFBA e gestor da Caranguejeira Filmes, onde atua como produtor, roteirista e diretor audiovisual. Realizou os curtas “Vermelho Imaginário” (2009) e “Escavando o Pelourinho” (2011), e o média-metragem “Bolívia, para além de Evo Morales” (2010). Atualmente desenvolve a série de TV “Artefato Digital”, em co-produção com o Canal Curta!, e o longa-metragem “Aos Meus Irmãos”, projetos em que assina direção e roteiro.